[Curso POO01 - Aula 07] - Objetos: definição, principais componentes, como criar





Introdução



Esta aula tem como objetivo introduzir o conceito de objeto, além disso veremos quais são seus principais componentes e como é a sua criação em Java.

Antes de qualquer conceito devemos entender a finalidade de criar objetos. O objetivo o paradigma orientado a objetos já foi discutido na Aula 01 deste curso. Porém, é pertinente dizer que um objeto é a representação de um objeto do mundo real.

A Programação Orientada a Objetos foi criada por Alan Kay, autor da linguagem Smalltalk. Antes mesmo da criação Orientada a Objetos, já existiam algumas aplicações, neste caso da linguagem Simula 67, criada por Ole Johan Dahl e Kristen Nygaard em 1967. Recentemente um aluno em busca de algumas respostas trocou alguns e-mails com o professor Alan Kay que foi documentada e está disponível como um artefato histórico.




1 – Conceitos importantes

Nesta aula abordaremos alguns conceitos muito importantes para a orientação a objetos, são eles: Classes, objetos, atributos, métodos e construtores. Cada um deles serão explicados a seguir.

2 – A classe

Uma classe é o início de tudo, o gênesis para entender a orientação a objetos. Uma classe é uma representação de um objeto no mundo real. Cada classe possui características e comportamentos de um objeto real.  Por exemplo: Um carro, pode ser considerado um objeto com atributos como o volante, rodas, pedais, etc. Um carro tem a possibilidade de realizar algumas ações, assim como acelerar, por exemplo.

Toda classe possui algumas características, como:
  • Um nome;
  • Membros: características e ações;


3 – Como declarar uma nova classe

A declaração de uma classe em Java segue a seguinte estrutura:

class + NomeDaClasse {
      // Conteúdo
}

Para declarar atributos devemos identificar sua visibilidade, tipo e nome do atributo. Veja o exemplo:

int idade;

A declaração de métodos (ações) ocorre semelhante a declaração de funções em outras linguagens, observe o exemplo:

int metodoDeclarado() {
         //conteúdo
}

4 – Exemplo de uma classe completa


Vamos imaginar uma situação onde precisamos declarar um objeto com seus atributos e métodos. Para tanto vamos utilizar o exemplo de um carro;

public class carro{
     String marca;
     int quantidadeDeRodas;
     int tamanhoDoTanque;
     String cor;

 void acelerar(){
     // Acelera o carro
 }

 void frear() {
     // para o carro
 }

 void ligarCarro(){
     // Dá a partida no carro
 }
}


5 - Objetos

Agora pense bem, a classe carros pode representar qualquer carro. Assim podemos ter um carro de cor amarela, ou cinza; mesmo assim, ele não deixa de ser um carro.

Com base nisso, podemos dizer que a descrição geral de um carro é a classe. E também podemos definir que cada carro criado, a partir da especificação da classe é um objeto. Também pode ser chamado de instância.

6 – Construtores

Quando você já definiu a classe desejada, para criar uma instância na memória é necessário invocar o construtor desta classe. Para realizar este comando é necessário digitar o comando new.

Assim como a própria palavra já diz, o new significa – novo. Criar uma nova instância na memória. Podemos comprar com o projeto e um produto. Imaginem que possuímos o projeto de como produzir um carro. É claro que o projeto de um carro, não é um carro, porém ao executar este projeto criamos um novo carro.

Em Java os construtores são declarados dentro da classe utilizando o mesmo nome da classe e um atributo de visibilidade.

NomeDaClasse(){
       //Conteúdo;
}

Para realizar a instanciação de um novo carro em Java devemos utilizar a seguinte sintaxe;

Carro c; // Cria a Variável carro
c  = new Carro(); // Instancia um novo carro;

Um detalhe importante é que todas as classes precisam de um construtor. Assim, para facilitar a vida dos programadores, o Java por padrão já possui um construtor padrão que inicializa todos os atributos com valores padrão. Por exemplo: Inteiros – 0; String – Vazias; Double – 0.0;

Quando desejamos declarar um construtor personalizado – o que é muito comum – utilizamos o código citado anteriormente. O detalhe é que quando declaramos um construtor personalizado, o construtor padrão se perde e somente o construtor declarado existirá. Fique atento a isso.


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