[Exercícios] - IF e ELSE #1

Regras: 
  • Construa um programa para cada exercício a seguir;
  • A interpretação do exercício e como resolve-lo faz parte do exercício;
  • Você poderá utilizar IDE’s de programação como o NetBeans ou Eclipse, mas lembre-se o risco de se acomodar com as comodidades da IDE é seu;
  • Coloque um cabeçalho padrão (comentado) em cada arquivo com seu nome e o enunciado do exercício que está sendo resolvido;




1- Faça um programa que peça dois números e imprima o maior deles

2- Faça um programa que peça um valor e mostre na tela se o valor é positivo ou negativo

3- Faça um programa que verifique se uma letra digitada é “F” ou “M”. Conforme a letra escrever: F – Feminino, M- Masculino, Sexo inválido.

4- Faça um programa que verifique se uma letra digitada é vogal ou consoante.

5- Faça um programa para a leitura de duas notas parciais de um aluno.

a. A mensagem “Aprovado”, se a média alcançada for maior ou igual a sete;
b. A mensagem “Aprovado com Distinção”, se a média for igual a dez;
c. A mensagem “Reprovado” se a média for menor de do que sete;

6- Faça um programa que leia três números e mostre o maior deles;

7- Faça um programa que leia três números e mostre o maior e o menor deles;

8- Faça um programa que pergunte o preço de três produtos e informe qual produto você deve comprar, sabendo que a decisão é sempre o mais barato.

9- Faça um programa que leia três números e mostre-os em ordem decrescente.

10- Faça um programa que pergunte em que turno você estuda. Peça para digitar M-matutino ou V-vespertino ou N-noturno. Imprima a mensagem “Bom dia!” ou  “Boa Noite” ou “Valor inválido”, conforme o caso.

11- As organizações CSM resolveram dar um aumento de salário aos seus colaboradores e lhe contrataram para desenvolver o programa que calculará os reajustes.

a. Faça um programa que recebe o salário de um colaborador e o reajuste segundo o seguinte critério, baseado no salário atual;
b. Salários até R$ 280,00 (incluindo): aumento de 20%;
c. Salários entre R$ 280,00 e R$700,00: aumento de 15%;
d. Salários entre R$ 700,00 e R$ 1500,00: aumento de 10%;
e. Salários de R$ 1500,00 em diante: aumento de 5% Após o aumento ser realizado; informe na tela;
f. O salário antes do reajuste;
g. O percentual de aumento aplicado;
h. O valor do aumento;
i. O novo salário, após o aumento.

12- Faça um programa para o cálculo de uma folha de pagamento, sabendo que os descontos são do imposto de Renda, que depende do salário bruto (conforme tabela abaixo) e 3% para o Sindicato e que o FGTS corresponde a 11% do salário bruto, mas não é descontado (é a empresa que deposita.) O salário líquido corresponde ao salário bruto menos os descontos O programa deverá pedir ao usuário o valor da sua hora e a quantidade de horas trabalhadas no mês.
a. Desconto do IR;
b. Salário Bruto ate R$900,00 (inclusive) – Isento;
c. Salário Bruto de R$ 1500, 00 (inclusive) – desconto de 5%;
d. Salario bruto até R$ 2500,00 (Inclusive) – desconto de 10%;
e. Salário bruto acima de 2500 – Desconto de 20%. Imprima na tela as informações, dispostas conforme o exemplo abaixo, no exemplo valor da hora é 5 e a quantidade de horas é 220.

Salário bruto (5 * 220)           : R$   1100,00
( - ) IR (5%)                     : R$     55,00
( - ) INSS ( 10% )                : R$    110,00
FGTS ( 11%)                       : R$    121,00
Total de descontos                : R$    165,00
Salário Líquido                   : R$    935,00


13 – Faça um Programa que leia um número e exiba o dia correspondente da semana. (1- Domingo , 2- Segunda, etc.) se digitar outro valor deve aparecer “valor inválido)
14 – Faça um programa que lê as duas notas parciais obtidas por um aluno numa disciplina ao longo de um semestre, e calcule a sua média. A atribuição de conceitos obedece à tabela abaixo:

Média de aproveitamento Conceito 
Entre 9.0 e 10.0                           A
Entre 7.5 e 9.0                            B
Entre 6.0 e 7.5                             C
Entre 4.0 e 6.0                             D
Entre 4.0 e zero                           E

O algoritmo deve mostrar na tela as notas, a média, o conceito correspondente e a mensagem “APROVADO” se o conceito for A, B ou C “REPROVADO” se o conceito for D ou E.


15. Faça um programa que peça os 3 lados de um triângulo. O programa deverá informar se os valores podem ser um triângulo. Indique, caso os lados formem um triângulo, se o mesmo é: equilátero, isósceles ou escaleno.
Dicas:
  • Três lados formam um triangulo quando a soma de quaisquer dos  dois lados é menor que o terceiro.
  • Triângulo Equilátero: três lados iguais;
  • Triângulo isósceles: quaisquer dois lados iguais;
  • Triângulo Escaleno: três lados diferentes; 

16. Faça um programa que calcule as raízes de uma equação do segundo grau, na forma ax2 + bx + c. O programa deverá pedir os valores de a, b e c e fazer as consistências, informando ao usuário nas seguintes situações:

a. Se o usuário informar o valor de A igual a zero. a equação não e do segundo grau e o programa não deve fazer pedir os demais valores, sendo encerrado;
b. Se o delta calculado for negativo, a equação não possui raízes reais. Informe ao usuário e encerre o programa;
c. Se o delta calculado for igual a zero a equação possui apenas uma raiz real; informe ao usuário;
d. Se o delta for positivo, a equação possui duas raízes reais; informe-as ao usuário;


17. Faça um Programa que peça um número correspondente a um determinado ano e em seguida informe se este ano e ou não bissexto.

18. Faça um Programa que peça um número inteiro e determine se ele e par ou ímpar. Dica: utilize o operador módulo (resto da divisão).

19. Faça um Programa que leia 2 números e em seguida pergunte ao usuário qual operação ele deseja realizar. O resultado da operação deve ser acompanhado de uma frase que diga se o número e:
  • Par ou ímpar;
  • Positivo ou negativo;

20. Faça um programa que faça 5 perguntas para uma pessoa sobre um crime. As perguntas são:
  • "Telefonou para a vítima? “
  • "Esteve no local do crime?"
  • "Mora perto da vítima? “
  • "Devia para a vítima? “
  • "Já trabalhou com a vítima? “

O programa deve no final emitir uma classificação sobre a participação da pessoa no crime. Se a pessoa responder positivamente a 2 questões ela deve ser classificada como "Suspeita", entre 3 e 4 como "Cúmplice" e 5 como “Assassino“. Caso contrário, ele será classificado como "Inocente“.

21.Um posto está vendendo combustíveis com a seguinte tabela de descontos:

Álcool:
  • Até 20 litros: desconto de 3% por litro
  • Acima de 20 litros: Desconto de 5% por litro 99.
Gasolina:
  • Até 20 litros: desconto de 4% por litro
  • Acima de 20 litros, desconto de 6% por litro 
Escreva um algoritmo que leia o número de litros vendidos, o tipo de combustível (codificado da seguinte forma: A-álcool. G-gasolina), calcule e imprima o valor a ser pago pelo cliente.


[Exercícios] - IF e ELSE #1 [Exercícios] - IF e ELSE #1 Reviewed by Vinicius dos Santos on 10:05:00 Rating: 5

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