[Artigo] - Inteligente ou esforçado?

Algumas pessoas usam muito esta palavra 'inteligente' para rotular uma pessoa que desempenha uma função que exige muito intelectualmente, por exemplo: um engenheiro, médico, físico, matemático. Mas será que estas pessoas tem algo diferente para serem destacados dos demais e serem considerados 'inteligentes' e os demais são 'burros'.
Hoje muitos de nós adquirimos o vício de rotular as pessoas. Um deles é um rótulo de inteligente e de burro. É fácil pensar em seus amigos, familiares, colegas e lembrar de pessoas 'inteligentes'. Também é verdade que são poucas estas pessoas que recebem este rótulo.
Imagine duas pessoas que tem a vontade de ser um médico de sucesso. Uma delas estuda 16 horas por dia para alcançar notas medianas na universidade. Já a segunda pessoa estuda apenas 8 horas e consegue notas elevadas em seus testes. Considerando esta situação, quem é inteligente?
Se você considera que aquele que estudou 8 horas e tirou notas altas é inteligente, você provavelmente pensa igual a maioria das pessoas que conheço. Eu não vejo problema ao dizer que alguém tem facilidade de aprendizado, porém o problema reside em um outro pensamento implícito que é muito destrutivo.
O problema é você pensar que a medicina praticada pelo médico que estudou 16 horas tem menos valor que a do outro que estudou apenas 8. Os procedimentos aprendidos na escola de medicina não foram ensinados de forma diferenciada para que um tenha menos valor que o outro. Assim, algumas pessoas pensam que se você precisa estudar muito, isto significa que você vale menos que outros que não necessitam de tal carga de trabalho.
![]() |
A primeira cirurgia de transplante de coração na Polônia, no qual o médico monitora a evolução cardíaca do paciente. Ele aprendeu a fazer transplantes através de livros e seu primeiro transplante foi um sucesso. A cirurgia durou quase 24 horas, nota-se o cansaço da assistente que dorme no fundo da sala. |
E o paciente ainda está vivo:

O pensamento vitimista de algumas pessoas acaba destruindo carreiras brilhantes antes mesmo delas começarem. Elas tem pena do que elas são e não se esforçam para conhecer e alcançar seus objetivos.
Se você tem a paixão por alguma carreira ou área, saiba que esta paixão vai acabar algum dia. Quando ela acaba, infelizmente, só sobra sua persistência e determinação por atingir seus objetivos. Não adianta ficar se lamentando que você não é inteligente, afinal, ninguém nasceu sabendo nada.
Então, pare de valorizar demais alguém que é inteligente e passe a admirar aquele que acorda as 6:00 da manhã para trabalhar duro e conseguir o que deseja. Você não vale menos por ter que ficar horas e horas estudando e com o tempo você vai perceber que o sucesso vêm pra quem não desiste.
[Artigo] - Inteligente ou esforçado?
Reviewed by Vinicius dos Santos
on
08:57:00
Rating:
Post a Comment