[Aplicativos] Caronas - gerenciamento inteligente de frotas


  1. O que é o projeto?
Este projeto destina-se a uma organização que deseja controlar sua frota de veículos e melhorar a eficiência de sua utilização. O Projeto Caronas visa documentar as viagens que irão ocorrer com os veículos, possibilitando aos usuários solicitar que o viajante realize tarefas ou então de solicitar uma “carona”.


  1. Quem pode usar?
O projeto pode ser utilizado por qualquer pessoa, visto que está sobre licença GPL. Porém, a recomendação é que os utilizadores sejam grupos de pessoas que desejam melhorar a eficiência das viagens realizadas por uma frota de veículos que é utilizado por várias pessoas.
A criação do aplicativo foi inspirado em uma repartição pública onde a frota é utilizada por todos os funcionários.


  1. Especificações técnicas
Linguagem utilizada: Java EE7
Versão do Java utilizado: 1.8
Servidor utilizado: Apache Tomcat 8.5
Banco de dados utilizado: MySQL 5.7 ou Postgres 9.3
Frameworks utilizados:
- JSF
- JPA (Eclipse link)
- Primefaces (6.1)
- Bootstrap 3.6
IDE utilizada: Netbeans


  1. Entidades do sistema
Descrição das entidades:
  1. User_account: esta entidade armazena os usuários do sistema. Nela é possível armazenar login, senha, nome completo, telefone, e-mail e permissões.
  2. Car: esta entidade armazena os dados dos carros do sistema. Nela estão presentes as informações da frota que será gerenciada.
  3. Travel: esta entidade armazena os dados de uma viagem que será realizada. Nela são armazenados: quem serão os participantes da viagem, data e horário, atividades realizadas e permissões de caronas.
  4. Task: esta entidade armazena as tarefas que serão solicitadas aos viajantes. Nela armazenamos um nome para a tarefa e uma descrição do que deve ser feito.
  5. Sector: esta entidade armazena o setor ao qual um carro e um usuário pertence.




  1. Workflow


  1. Interface de login
Nesta interface solicita-se ao usuário que insira suas informações de autenticação. O usuário e senha são necessários para conectar-se a sua conta. Caso um usuário não possua cadastro no sistema ele deverá clicar na opção “cadastre-se”.
  1. Cadastro de novos usuários
Nesta interface o usuário insere as suas informações pessoais, são elas: nome do usuário, senha, nome completo, e-mail, telefone e setor de trabalho. Estes dados são utilizados pelo sistema para autenticação
  1. Cadastro de novos carros
Nesta interface é possível cadastrar novos carros e criar sua frota. Para adicionar um novo veículo é necessário informar: placa, marca, modelo, qual setor ele pertence e sua situação. O campo “setor” é informado aqui, pois ao buscar veículos disponíveis é mais simples filtra-los por setor. Já a “situação” pode ser alterada entre 3 diferentes estados: livre, ocupado e Em manutenção. Um veículo livre está disponível para uso, já um veículo ocupado está em utilização no momento. O veículo com problemas mecânicos assumem o estado de “em manutenção”.


  1. Busca e gerenciamento de Carros

Nesta interface é possível verificar as informações dos carros, filtra-los por situação ou setor e também verificar seu Status.
- Caso o usuário faça parte do setor ao qual o carro foi atribuído, ou usuário tenha permissões de administrador é possível excluir um veículo clicando no X.
- Ao clicar na opção do Lápis o usuário poderá editar as informações de cadastro do veículo.
- Ao clicar na lupa é possível consultar próximas viagens do veículo


  1. Cadastro de novas viagens
A entidade viagem é a principal do sistema, seus registros abrigam os dados das viagens e o sistema as gerencia para que elas possam ser úteis aos seus usuários. Para cadastrar uma nova viagem é necessário informar o veículo, destino, descrição do objetivo da viagem, data e hora de início e data e hora previsto de chegada, por fim é necessário preencher quem serão os participantes desta viagem e se ela aceita caronistas.


  1. Lista das próximas viagens que serão realizadas
Após realização do cadastro das viagens, a tela de monitoramento das próximas viagens será a principal ferramenta ao caronista que busca uma forma de conseguir que alguma tarefa seja realizada ou transporte com outros funcionários. Os filtros podem ser utilizados para buscar destinos, status e data de início da viagem.


  1. Detalhes de uma viagem
Os detalhes de uma viagem podem ser visualizados nesta interface. Neles estão presentes todas as informações cadastradas na viagem. Além disso, é possível ao usuário solicitar que ele participe da viagem.
O usuário que agendou a viagem tem o poder de excluir, alterar as informações da viagem e alterar seu status. Apenas o administrador pode excluir participantes de uma viagem e tarefas solicitadas.




f) Lista de contatos disponíveis
A lista de contatos disponíveis funciona neste sistema como uma lista telefônica. O usuário que deseja falar com os participantes de uma viagem pode acessar seu telefone e e-mail.



Este projeto é uma realização deste site e encontra-se em nosso github. Clique na imagem abaixo para acessar o código fonte e contribuir!

[Aplicativos] Caronas - gerenciamento inteligente de frotas [Aplicativos] Caronas - gerenciamento inteligente de frotas Reviewed by Computer Science Master on 16:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!