Você está visualizando atualmente Pilhas

Pilhas

Nesse post você vai encontrar exercícios sobre pilhas e vai poder praticar seus conhecimentos. Assim, lembre-se que para resolve-los será necessário ter compreendido esse tópico. Esse tema é amplamente discutido na literatura e já foi implementado em inúmeras linguagens, meu conselho é que você dê uma olhadinha nesse conteúdo para relembrar o que são as pilhas e como são implementadas.

Esse post faz parte de uma sequência de exercícios sobre estruturas de dados disponibilizados pelo nosso website. Quer ver mais exercícios? clique aqui e aproveite.

Questionário


1- O que é uma pilha? Explique com suas palavras.

2- Qual é o tempo de execução das operações de inserir e remover um elemento da pilha?

3- Simule as seguintes operações na pilha:

- Insira "Mauricio"
- Insira "Marcelo"
- Remova
- Insira "Guilherme"
- Insira "Paulo"
- Remova
- Insira "João"

Qual o estado atual da pilha?

Respostas

1- Pilha é uma estrutura de dados na qual o último elemento a entrar é o primeiro a sair, também conhecida como LIFO(Last-In First-Out), por exemplo, uma pilha de pratos.
2- A inserção e remoção é constante. Afinal, ao se usar uma lista ligada por baixo, sabemos que a inserção e a remoção do último elemento gasta tempo constante (basta acertar as referências).
3- A pilha ficou com [“Mauricio”, “Guilherme”, “João”].

Atenção: esse post contém poucos exercícios sobre pilhas porque é um rascunho. Em breve, irei atualizar esse post com mais exercícios contendo as respostas. Fique à vontade para entrar em contato e contribuir com nosso website sugerindo novos exercícios e conteúdos.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

três × cinco =