Você está visualizando atualmente Como usar o Primefaces em Java

Como usar o Primefaces em Java

Nesse artigo você vai compreender em um tutorial bastante básico de como podemos usar o primefaces para ajudar no desenvolvimento de interfaces para web em Java.

Mas antes de mais nada precisamos fazer um disclaimer:

Se você caiu nesse post de paraquedas, lembre-se que ele faz parte de uma sequência de posts sobre Java para web, ou seja, para compreender como o primefaces pode ser usado em seu projeto você precisará entender antes como funciona os servlets, jsf, jsp, xhtml, namespaces. Além disso, você precisa ter um ambiente completamente configurado e funcional para Java web (incluindo: servidor web, IDE de programação etc).

Agora que você foi devidamente avisado, vamos prosseguir.

O que seria dos desenvolvedores Back-end sem ferramentas que possibilitam o desenvolvimento com partes “semi-prontas”? Eu sou um grande fã desse tipo de framework, pois ajudam muito nossa vida.

É verdade que construir seus botões, caixas de combinação, inputs, etc, dá um estilo único ao seu projeto. Porém, muitas vezes temos pessoas que não sabem mensurar os quanto este tipo de esforço pode ser custoso aos programadores.  O trabalho do designer muitas vezes é preocupar-se com a parte visual que o programador muitas vezes não faz. O programador se importa com o comportamento da aplicação, já o designer e desenvolvedor front-end gosta de dar ao usuário uma boa experiência.  

O primefaces é um framework que dá ao programador diversos componentes de interface que permitem a interface tornar-se dinâmica com poucas linhas de código.  

Como baixar o primefaces?

O primeiro passo do uso do primefaces é fazer download da versão que será utilizada. Para isso você pode acessar o site:

Site do primefaces

No entanto, o primefaces é uma ferramenta criada para desenvolvedores mas não é gratuita. Ou seja, para fazer o download do website é preciso adquirir o JAR via pagamento.

O site também oferece vários e vários temas (muito bonitos inclusive) que podem ser comprados e utilizados em seus projetos. Com certeza você teria um grande ganho de produtividade e um sistema bastante atraente.

Mas… se você é meio quebrado como eu…

Uma dica que é usar o repositório do Maven para fazer download. Lá você encontra quase todas as versões do primefaces para download e não é necessário pagar nada.

Acessar repositório do maven.

Como usar o Primefaces em seu projeto

Antes de mais nada você precisa fazer o download do JAR do primefaces e incluir em seu build path do projeto. Caso você esteja usando o Maven, basta inserir o código do primefaces em seu Pom.xml.

<dependency>
    <groupId>org.primefaces</groupId>
    <artifactId>primefaces</artifactId>
    <version>8.0</version>
</dependency>

Agora, você precisa dizer ao seu xhtml que você usará o primefaces. Para isso coloque o seguinte trecho no seu código:

xmlns="http://www.primefaces.org/ui"

Depois disso você poderá fazer referência aos elementos do primefaces, para isso você pode acesar o primefaces showcase. Esse website mostra tudo que o primefaces é capaz de te oferecer.

Showcase

Lembre-se, para usar os elementos basta copiar e colar o código em seu projeto e executar.

OBS: lembre-se também que os projetos Java web possuem interface e uma classe java “por trás”, então ao copiar um código tente entender como essas classes chamadas managed beans funcionam.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

quatro × 2 =