Você está visualizando atualmente Exemplo de CRUD – Servidor REST com Springboot e cliente NodeJS

Exemplo de CRUD – Servidor REST com Springboot e cliente NodeJS

Neste post gostaria de mostrar um exemplo simples de como criar um serviço REST simples utilizando Springboot e como consumi-lo usando NodeJS.

Lembre-se que esse post faz parte de um conjunto de exemplos. Clique aqui para ver mais exemplos de CRUDs.

Contextualizando

O Java possui muita história dentro do desenvolvimento para web, como diria a velha e conhecida frase: “mais de 3 bilhões de dispositivos rodam java”. Ao usar java para desenvolver para web é praticamente obrigatório utilizar um framework, visto que criar um site usando apenas os bons e velhos Servlets é praticamente impossível.

Nesse contexto, encontramos vários e várias ferramentas – JPA, JSF, Spring, JSP, XHTML etc. Além dessas ferramentas existem outras centenas de siglas que o mundo do desenvolvimento web em Java “obriga” você aprender. Nesse exemplo, vamos usar apenas o Spring para criar um servidor REST (que usa JSON para trafegar dados) e um cliente usando NodeJS.

O Springboot é uma ferramenta muito conhecida do Java para web e ajuda desenvolvedores a criar ambientes mais facilmente, simplesmente sinalizando quais modulos ele irá utilizar em sua aplicação. O NodeJS é um framework para javascript (talvez o mais conhecido) que permite criar aplicações front-end e back-end usando apenas javascript, ele será usado para codificar uma aplicação que consome os serviços do servidor.

O mais importante desse projeto é conseguir compreender como configurar o seu ambiente corretamente. Além disso, você vai entender como o springboot pode gerar um serviço REST confiável e também como o node pode gerar uma interface leve e amigável.

Obviamente, esse projeto não é uma aplicação gigantesca e possui fins exclusivamente didáticos. Serve apenas para você compreender como é feito esse “mashup” de tecnologias. Fique a vontade para contribuir, comentar, usar, adaptar, reutilizar e nos mencionar nos seus projetos.

Tecnologias utilizadas no projeto

  • Java 1.8 Eclipse (IDE) 
  • Springboot
  • Node js 8.12
  • JPA 2.0
  • Tomcat 9.0
  • MySQL server versão 5.7    

Como executar o projeto

  Primeiramente faça download do projeto completo no GitHub no link abaixo:  

A seguir importe o projeto no eclipse e execute a classe LearnToImplementSpringRestApplication.java como uma aplicação java. A seguir navegue até a pasta do projeto node do cliente (com o node.js 8.12 já instalado na sua máquina) e execute o comando:  

npm install   

Após a instalação das dependências utilize o seguinte comando para executar o cliente:  

npm start

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

dezoito + 18 =