Aula 01 - Configurando uma aplicação do Twitter


1- Introdução


Imagine que você é dono de uma empresa onde você possui um produto que é comercializado por um determinado preço. Independentemente de onde esse produto é vendido, se ele é comprado em algum momento, automaticamente são geradas impressões sobre o produto. 

O empreendedor sabe que as impressões sobre os produtos são MUITO importantes para que seu empreendimento cresça. Por exemplo, se seu negócio é um bar que funciona em um bairro, provavelmente você irá coletar essas impressões perguntando pessoalmente as pessoas qual a impressão que as pessoas têm dos produtos e do local. Porém, caso você possua um empreendimento que atua na internet ou que possua clientes que utilizam redes sociais para expressar seu sentimento quanto ao seu produto, é muito sensato que você busque saber a opinião deles usando a rede.

Nessa seção vamos compreender como um classificador que realiza a separação de textos que possuem mensagens positivas e mensagens negativas é feito. Porém, para compreender a usabilidade deste classificador é necessário pensar "fora da caixa", imaginar esse classificador analisando 10 TB de texto e coletando comentários positivos e negativos e trazendo dados aos gestores. 

Sendo assim, para construir essa mini-aplicação vamos utilizar a API do twitter para coletar sentenças e classifica-las em "sentenças com sentimento positivo" e "sentença com sentimento negativo".

2- Utilizando o twitter API


O primeiro passo é realizar o cadastro no twitter para desenvolvedores e cadastrar uma nova aplicação. Esta aplicação possuirá apenas chaves para acesso da API, veja um exemplo de strings que serão utilizadas inicializadas no python.


# initializing the keys
consumer_key = 'czgXc6E6Qh5v0hlIFxbAz5vPj'
consumer_secret = '7gAeDmKp6MNyjxj8lcySuiuAz3jrBR0qebg0CYIMvA0STqCDJB'
access_token = '2729102759-RQf65P8m9VWzRr3nyxIaGFVaY3Dgasv2yTKJngT'
access_secret = 'lyZ6OHwnf2J5n7WPvaD8xjx5T8VWuLs3TMbUAxTGVIIIw'

O twitter exige que ao realizar o cadastro da aplicação você descreva qual é a utilização que será dada a essa aplicação. É claro que os dados do twitter são protegidos por questão de segurança e qualquer uso indevido dos dados será punido de acordo com os termos de uso.



Aula 01 - Configurando uma aplicação do Twitter Aula 01 - Configurando uma aplicação do Twitter Reviewed by Vinicius dos Santos on 15:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!