Você está visualizando atualmente Aprenda Python em 20 minutos

Aprenda Python em 20 minutos

Nesse post você vai entender como pode aprender Python rapidamente, porém, vale a pena fazer o disclaimer: você não vai dominar o Python apenas vendo esse post. Aqui você vai encontrar exemplos simples práticos e rápidos de como esse linguagem funciona e qual a sintaxe básica para cada uma das funcionalidades da linguagem.

Entenda um pouco da história do Python

O Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. (ufa, quanta coisa). Essa linguagem foi criada por Guido van Rossum em 1991 e atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.

Uma das principais características do python é priorizar a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Ele combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.  

O Python é uma linguagem de propósito geral e multi paradigma, ou seja, suporta o paradigma orientado a objetos, imperativo, funcional e procedural. Possui uma tipagem dinâmica e uma de suas principais características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código se comparado ao mesmo programa em outras linguagens.

Esse texto foi adaptado daqui.

Quem usa python atualmente?

Hoje o Python é utilizado em diversas universidades para ensinar o “basics” da programação. Ou seja, vários professores resolveram adotar o Python ao invés de usar a linguagem C. Isso aconteceu visto que a linguagem é muito fácil de compreender, assim o aluno fica focado mais no que podemos fazer com lógica do que nos erros de compilador.

O Python é o queridinho dos cientistas de dados e possui ferramentas incríveis de análise, processamento e representação de dados. Além disso, o Python pode ser usado para web, desktop e vários outros fins (mesmo que alguns deles sejam mais complexos do que outras linguagens (por exemplo, Python para web.)

Como faço para aprender Python em 20 minutos?

Como eu já disse anteriormente, vai demorar muito mais do que 20 minutos para você dominar a linguagem, no entanto, segue o nosso perfil no Github com exemplos fáceis e práticos de como funcionam as principais ferramentas dessa linguagem.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

dezoito − 12 =