Você está visualizando atualmente Exemplo de CRUD – Rest e JSF

Exemplo de CRUD – Rest e JSF

Neste post gostaria de mostrar um exemplo simples de como criar um CRUD REST simples usando apenas JSF. A grande vantagem que percebi ao desenvolver esse exemplo foi a facilidade de criação do CRUD e a ferramenta Netbeans possui um wizard bastante eficaz para criação desses serviços a partir de classes da base de dados.

Você sabia que temos mais exemplos de CRUD né? Veja todos eles aqui.

Relembrando…

Bom, vou assumir que se você entrou nesse post você já sabe o que é um CRUD 🙂

Então vamos relembrar apenas o que seria REST. Essa sigla significa “transferência de estado representacional” e é um estilo de arquitetura de software que usa o protocolo HTTP para criar aplicativos interativos que usam serviços da web. Quando você constrói um sistema que segue essas diretrizes você está criando um sistema denominado RESTful. Esse serviço deve fornecer recursos da Web em uma representação textual e permitir que eles sejam lidos e modificados com um protocolo sem estado e um conjunto predefinido de operações. Esse tipo de serviço permite que você integre várias aplicações para funcionar em conjunto e é uma alternativa a, por exemplo, SOAP como forma de acessar um serviço da web.

Quando eu digo “recursos” estou falando de dados, esses dados podem ter vários formatos, por exemplo: texto, imagens, vídeos, aplicações. No entanto, os serviços REST possuem algumas regras que permitem o tráfego de apenas alguns tipos de dados, sendo assim, um serviço da Web RESTful, as solicitações feitas ao URI de um recurso geram uma resposta geralmente formatada JSON. O protocolo HTTP entra nessa história fornecendo operações (métodos HTTP) como GET, POST, PUT e DELETE. Essas ações ajudam identificar qual tipo de ação o usuário do serviço deseja executar, facilitando a vida do desenvolvedor.

Esse texto foi adaptado daqui.

Tecnologias utilizadas no projeto

  • Java 1.8 Netbeans 8.2 (IDE) 
  • JSF 2.2
  • JPA 2.0
  • Tomcat 8.5
  • JAXRS
  • MySQL server versão 5.7    

Como executar o projeto

Primeiramente faça download do projeto completo no Github no link abaixo:      

A seguir importe o projeto no Netbeans IDE 8.2 e mande-o executar o projeto utilizando o Tomcat 8.5 (previamente configurado em sua IDE) ou externamente.

Ao ser executado o projeto exibirá apenas uma tela padrão onde não haverá nenhuma informação. Para realizar requisições ao servidor criado utilize um aplicativo criado por você mesmo ou então um aplicativo como o Postman.

Existem vários outros que podem ser utilizados, portanto, não se prenda ao Postman. 

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

um × três =