Fala e processamento de linguagem - Uma introdução ao processamento de linguagem natural


por Daniel Jurafsky


O artigo


Um dos maiores desafios do processamento d linguagem é dar a um computador a capacidade de comunicar com uma pessoa e compreender mais do que apenas comandos. O objetivo é criar um sistema capaz de dialogar com humanos e interpretar sentimentos assim como o computador HAL 9000 de 2001, odisseia no espaço.

Mesmo que esse anseio do processamento de linguagem natural existem outras tarefas mais pontuais que podem ser executadas. Por exemplo responder perguntas. Substituindo um sistema de busca tradicional que utiliza apenas palavras chave.

O autor do artigo mostra diversos problemas já mapeados na linguagem que o processamento de linguagem natural deve resolver. Os problemas se referem a níveis muito altos de discurso, onde claramente é preciso um conhecimento de mundo bastante denso para modelar respostas.

No tópico 1.6 o autor traça uma linha do tempo, pontuando teorias e autores que fizeram a diferença no cenário.

Percepções do artigo


Um sistema de processamento de linguagem pode ser muito simples (por exemplo o word counter). Mesmo simples ele possui conhecimento do que é uma palavra, esse conhecimento da lingua é algo que diferencia sistemas tradicionais para sistemas de PLN.


Fala e processamento de linguagem - Uma introdução ao processamento de linguagem natural Fala e processamento de linguagem - Uma introdução ao processamento de linguagem natural Reviewed by Vinicius dos Santos on 05:17:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!