VISL - As ferramentas para Português criadas por um Dinamarquês

O projeto

A análise gramatical viva no sistema português é baseada no parâmetro de Gramática de Restrições (PALAVRAS) de nível múltiplo, desenvolvido por Eckhard Bick em um Ph.D. estrutura do projeto.

VISL, que significa "Visual Interactive Syntax Learning", é um projeto de pesquisa e desenvolvimento no Instituto de Linguagem e Comunicação (ISK) da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) - Odense Campus. Desde setembro de 1996, funcionários e estudantes da ISK vêm projetando e implementando ferramentas de gramática baseadas na Internet para educação e pesquisa.

No início do projeto, quatro idiomas estavam envolvidos: inglês, francês, alemão e português, logo seguido por dinamarquês, espanhol e esperanto. Desde então, muitos idiomas adicionais se juntaram ao projeto - como evidenciado pelo crescente número de entradas na lista de idiomas. Os treebanks de ensino foram desenvolvidos para todos os idiomas participantes, e a maioria das ferramentas de ensino e jogos de gramática da VISL funciona com todas as línguas. No entanto, a maioria das pesquisas linguísticas, CG / NLP e anotação de corpus focam nos principais idiomas da VISL, abrangendo as famílias românicas e germânicas.

O VISL está sendo continuamente atualizado

O projeto VISL é altamente orientado a produtos e processos, no sentido de que novas ferramentas de gramática e linguagem são disponibilizadas gratuitamente na Internet assim que um protótipo operacional estiver disponível. O resultado dessa estratégia é que os módulos existentes estão sendo continuamente aprimorados e atualizados - não apenas em resposta a sugestões de usuários em todo o mundo. Dada a arquitetura altamente dinâmica do sistema, no entanto, seria difícil manter interfaces de usuário paralelas, portanto, apesar do grande número de idiomas de destino, um idioma, o inglês, foi escolhido como a meta-linguagem do site. As excepções são termos "técnicos" gramaticais e símbolos de abreviatura, em que são fornecidas traduções no idioma alvo, bem como livros de texto e material didático para escolas dinamarquesas (por exemplo, Grammy e o curso URKAS), oferecidos em dinamarquês. Da mesma forma, uma interface de ensino norueguesa foi estabelecida pelos parceiros noruegueses da VISL (projeto GREI).



O criador


Eckhard Bick é o Líder de Projeto do projeto VISL na Southern Denmark University, onde ele trabalha como pesquisador (forskningslektor) no Instituto de Linguagem e Comunicação (ISK). Sua principal tarefa é projetar e programar ferramentas gramaticais para a internet, bem como construir e manter gramáticas CG e PSG para as linguagens VISL, recursos lexicais e corpora anotados.

Como linguista, Eckhard Bick faz pesquisas no campo de Linguagem Natural e Linguagem de Corpus, especializado em português e dinamarquês. Outras línguas de foco incluem o inglês, o espanhol, o francês e o esperanto, para os quais ele desenvolveu extensos sistemas de gramática de restrições. 

Eckhard Bick nasceu em 1958 e estudou em Bonn, Londres e Århus. É licenciado em Medicina (1984), Inglês (1983) e Pedagogia (1985) pela Universidade de Bona, e o equivalente Dinamarquês de MA (cand.mag.) Em Línguas Nórdicas e Português (1993), da Universidade de Århus, com um tese em lexicografia. Em novembro de 2000, também na Universidade Århus, ele defendeu sua Tese em Linguística, The Parsing System Palavras - Análise gramatical automática do português em um framework de gramática de restrições (publicado pela Aarhus University Press).

Eckhard Bick trabalha com Linguística Computacional desde 1988 e ingressou na ISK em 1996. Como médico, Eckhard Bick tem um interesse especial em acupuntura e técnicas relacionadas.




VISL - As ferramentas para Português criadas por um Dinamarquês VISL - As ferramentas para Português criadas por um Dinamarquês Reviewed by Vinicius dos Santos on 14:50:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!