Você está visualizando atualmente Exercícios de manipulação do DOM usando Javascript
Logotipo não oficial da JSConf EU 2011.

Exercícios de manipulação do DOM usando Javascript

Nesse exercício de javascript você irá praticar como usar a linguagem de programação para manipular elementos da interface, ou seja, vamos fazer a manipulação do famoso DOM. Sendo assim, recomendo que antes de você tentar resolver esses exercícíos tire um tempinho para revisar o que é o DOM e como manipulá-lo.

Ahhh… quer ver uma breve revisão sobre o DOM? veja nosso post sobre isso.

Mas antes de começar vou explicar pra você que existem algumas regras que acabam tornando o exercício mais interessante. Além disso, eu fiz questão de dividir o post em 3 níveis (iniciante, intermediário e avançado), sendo que os exercícios para iniciante são aqueles mais tranquilos com conceitos bem fáceis, em contraste com os exercícios avançados que já exigem um pouco mais de experiência e habilidade do programador.

Quer aprender Javascript? Conheça nosso Miniguia – Aprenda Javascript em 20 Minutos

Iniciante

Regras dos exercícios

  1. Utilize um arquivo HTML e uma tag script para resolver esse exercício.
  2. Faça do seu jeito, mas lembre-se não esqueça que o objetivo é manipular o DOM, sendo assim, faça seu melhor para fazer todas as operações com a árvore (adição, remoção, busca, etc.)

Exercício 1 – Faça um programa que capture o evento de um input na sua tela e mostre automaticamente a tabuada desse número abaixo.

Exercício 2 – Faça um programa que “pegue” uma lista <ol> no HTML e coloque negrito dinâmicamente a partir de um nome digitado no seu input. Por exemplo

A sua tela possui uma lista de nomes:

  • João
  • Claudio
  • Marcio

Usando um input você digita “Jo”, então o programa no mesmo momento deverá devolver o seguinte resultado:

  • João
  • Claudio
  • Marcio

Intermediário

Exercício 1 – No exemplo abaixo temos uma tabela simples em HTML que representa um calendário:

See the Pen [Exercícios de manipulação do DOM usando Javascript] Exercício intermediário (ex1) – Calendário simples by Computer Science Master (@ComputerScienceMaster) on CodePen.

Faça um programa que:

a) colete do usuário duas datas (usando inputs de data) e altere a cor do “quadrado” dessa data no calendário dinamicamente. Por exemplo, se o usuário escolher a data 01/10/2022 – o quadrado da com o dia 1 (quarta-feira) deve mudar de cor.

b) colete do usuário duas datas (usando inputs de data), a seguir faça: 1) calcule quantos dias existem entre elas e exiba na tela (por exemplo, entre 05/04/2022 – 10/04/2022 → 5 dias); 2) mude a cor dos dias entre as datas selecionadas para a cor azul e as datas selecionadas para a cor laranja.


Avançado

Regras do exercício

  1. Os exercicios Javascript propostos a seguir devem ser resolvidos em arquivos diferentes e recomendo usar também pastas diferentes.
  2. Cada resposta deve estar contida dentro de uma div principal, ou seja, os códigos (inclusive o HTML) deve ser construído usando o JS e inserido na interface usando como referência um div (<div id=”q1″> </div>).
  3. Lembre-se que o componente deve alertar o usuário em caso de erro. 

Nesse exercício vamos usar a terminologia “componente” quando queremos nos referir a um conjunto de elementos HTML, CSS e JS que trabalham juntos para satisfazer uma funcionalidade. Os componentes são na verdade um conceito um pouco mais complexo e são muito usados em frameworks como o React. No entanto, nosso objetivo aqui é apenas entender o “core” dessa ideia e buscar organizar alguns trechos de código que poderiam ser mais facilmente reutilizados em outras aplicações.


Exercício 01 – crie um “componente” que possua:

  • Duas caixas de texto (definir rótulos (label) com um valor mínimo e um valor máximo)
  • Um botão (com o label “contar”)

Nesse componente as caixas de texto tem algumas restrições:

  • Só podem aceitar números.
  • Sempre que um número for digitado, checar se o valor mínimo é menor que o valor máximo.

Quando clicamos no botão o componente deve contar e imprimir quantos números existem entre valor mínimo e valor máximo que sejam múltiplos de 2 e 3 (simultaneamente).

Ahh, tem mais uma coisa… o programa não deverá calcular nada se algum dos numeros não for inserido.


Exercício 02 – crie um componente possua:

  • Uma caixa de texto (que só aceita números e tenha um rótulo (label)).
  • Um botão “calcular”.

Use o número para calcular o fatorial dele e mostrá-lo na tela. Além disso, quando o botão é acionado o componente deve também mostrar tempo necessário para a execução. 


Exercício 03 – Crie um componente que possua:

  • Um botão “criar relatório”

Quando acionado o seu programa deverá imprimir um relatório de resultados da disciplina javascript para 20 alunos, no formato de tabela.

Mas vamos complicar um pouco ne? veja algumas regras adicionais!

  • As notas deverão ser números inteiros entre 0 e 100, criadas aleatoriamente; (dica: use a função math.radom(), dá um google!)
  • Cada aluno deve ser representado por um registro composto por numero e nota
  • Use uma função construtora chamada Aluno. Se você for bem ousado, implemente usando classes;
  • Armazene a nota do aluno como uma variável privada do tipo symbol, use getters e setters para recuperar a informação.
  • Os registros devem ser armazenados em um array;

A impressão do relatório deve ter:

  • Um título;
  • Os resultados mostrados linha a linha no formato “Aluno Nº ?? – Nota ?? [(A/RE)PROVADO]”; e
  • Um rodapé com estatística final no formato “APROVADOS: ??(??%)  |  REPROVADOS: YY (??%)”

Exercício 04 – Crie um componente que possui:

  • 3 caixas de texto (só aceitam números e possuem rótulos (label) com a quantidade de números, valor mínimo e valor máximo)
  • 1 botão calcular

Ao clicar no botão de “calcular”:

  • Um array deve ser criado com a quantidade de números aleatórios (informados pelo usuário) no intervalo informado.
  • Os números devem estar entre valor mínimo e valor máximo (inclusives).
  • Calcular quantidade de números deve ser menor que a soma de valor mínimo e valor máximo.

Exercício 05 – Crie um componente que possui:

  • 3 caixas de texto que só aceitam números e tenha os rótulos (label): lado A, lado B e lado C.
  • 1 botão “calcular”

Quando acionado o botão deve dizer se um triângulo é formado por esses 3 lados. Caso afirmativo, informe se o triângulo equilátero, isósceles ou escaleno. (esse é bem simples né =D ) 


Exercício 06 – Agora vamos criar um último componente mais avançado. Nesse, você precisa criar campos para usuário e login em aplicação(sign up/ sign in).

  • No 1º cenário, antes de estar logado, o visitante se depara com o formulário de login ou de criação de usuário. Se for feito o login com sucesso, o componente deve levar ao cenário 2, se falhar ele deve alertar o usuário e voltar ao início do cenário 1. Se o usuário optar por criar um usuário, o componente deve criar o registro de um novo usuário e voltar para início do cenário 1.
  • No cenário 2, após logado, mostrar apenas um texto de logado no componente e um botão (ou link) para deslogar, retornando ao início do cenário 1.

Deve ser possível criar múltiplos usuários e, se fechada, a página não pode perder os registros de usuários  armazenados.


Desafio!

A ideia principal dos componentes é que você possa “invocá-los” dentro do seu código facilmente, porém da forma que eles foram feitos até agora não torna isso possível, visto que todos os componentes estão armazenados em arquivos diferentes. Sendo assim, o desafio aqui é “juntar” todos esses componentes criados em apenas 1 arquivo principal (HTML) e manter sua organização em diferentes arquivos javascript. É de suma importância também que as variáveis de um componente não sejam visiveis para os demais.

Portanto, quando eu quiser montar uma página com esses componentes eu deveria simplesmente colocar o código HTML:

<div id="ex1"> </div>

Respostas

Essa lista de exercicios javascript está resolvida e disponível em nosso Github!

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

doze − 7 =