Você está visualizando atualmente Meu sobrinho é um ~”jênio”~
Amador em informática - Meu sobrinho é um Jênio

Meu sobrinho é um ~”jênio”~

Se você fosse contratar um profissional para construir seu web site, você iria preferir um profissional ou um amador na informática? É uma pergunta difícil de responder, porém, nesse post vamos tentar mostrar que existe uma diferença clara e que o trabalho dos profissionais da área precisa ser valorizado.

Quem nunca ouviu um tio dizendo as frases: “nossa o Joãozinho é um gênio do computador, sabe jogar os joguinhos com 3 anos”, “a Mariazinha é melhor ainda, assiste videos no youtube sozinha”. Quando os tios não falam sobre seus sobrinhos em faixa etária de 3 a 5 anos, temos o fenômeno do sobrinho “jênio” que desenvolve sites e sistemas muito melhor que você. 

Que fique bem claro que não alimento nenhum ódio por crianças que se interessam por computadores. Bem ao contrário, acho excepcional crianças que começam cedo na área. No entanto, me incomodo com  o comportamento tóxico de alguns “usuários” que poluem a opinião publica distorcendo o valor de um profissional de TI.  

Inclusive aqui no blog já fiz uma postagem falando da nova geração de programadores.

Diferenciando um profissional de TI do amador na informática

O profissional de TI geralmente passa por muitos anos enfrentando professores estressados, provas, trabalhos sem fim, erros e mais erros. Além disso, muitos deles contam com infinitas horas de chefes chatos os cobrando para entregar uma funcionalidade. Olheiras nos olhos estudando novos Frameworks para não ficar obsoleto, cabelos brancos por ter de desenvolver uma funcionalidade em um ambiente totalmente novo.Não podemos ainda esquecer da cereja do bolo que é o famoso “1500 + vt + vr” (1500 reais de salário + vale transporte e vale alimentação).  

Já o sobrinho “jênio” tem muitas horas de Counter-Strike na Steam, calos nos dedos de tanto procurar vídeos da galinha pintadinha no Youtube e de instalar joguinhos pela PlayStore. Entenda, não quero fazer deste post um comentário de ódio nem nada parecido. Mas quero destacar o trabalho de muitos desenvolvedores que passam muitas horas trabalhando muito bem pagos para que o seu sobrinho possa ter a facilidade de navegar em um aplicativo. As crianças de hoje usam facilmente os aplicativos dado ao trabalho sério de áreas de pesquisa que se dedicaram inteiramente a utilização de aplicativos e a interação entre homem e máquina.   

O desenvolvimento de websites, por exemplo, pode ser realizado por aplicações feitas para usuários finais, Ex.: WiX, Blogger, WordPress. No entanto, apenas utilizar estas ferramentas não faz do usuário um super usuário, programador de sucesso, hacker, mestre em DevOps, sênior da infraestrutura. Se você é tio de um “jênio” desses, incentive-o a ingressar em um curso de ciência da computação e despertar este lado desenvolvedor nele. No entanto, não diga aos desenvolvedores de software que o seu trabalho não vale o que eles cobram por que seu sobrinho faz melhor.   

Conclusão

Acredite, desenvolver qualquer aplicação não é algo fácil em nenhuma plataforma. Usuários comuns geralmente usufruem do trabalho de muitos desenvolvedores. Não se engane, os programadores de Hollywood não são retratados de forma real. Na vida real, eles são regados a muito café e vídeo aulas no YouTube 🙂

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

catorze + 18 =