Você está visualizando atualmente Aplicativo de caronas – gerenciamento inteligente de frotas

Aplicativo de caronas – gerenciamento inteligente de frotas

Este projeto disponibiliza um aplicativo de caronas grátis para controlar sua frota de veículos e melhorar a eficiência de sua utilização. O Projeto “Caronas” visa documentar as viagens que irão ocorrer com os veículos, possibilitando aos usuários solicitar que o viajante realize tarefas ou então de solicitar uma “carona”.

Esse projeto é essencialmente didático, ou seja, não foi testado em um cenário real.

O nosso website gosta de criar e disponibilizar código livre e gratuito para a nossa comunidade. Quer ver mais projetos assim? acesse aqui.

Quem pode usar?

O projeto pode ser utilizado por qualquer pessoa, visto que está sobre licença GPL. Porém, a recomendação é que os utilizadores sejam grupos de pessoas que desejam melhorar a eficiência das viagens realizadas por uma frota de veículos que é utilizada por várias pessoas. A criação do aplicativo foi inspirado em uma repartição pública onde a frota é utilizada por todos os funcionários

Especificações técnicas

Linguagem utilizada:

  • Java EE7
  • Versão do Java utilizado: 1.8
  • Servidor utilizado: Apache Tomcat 8.5
  • Banco de dados utilizado: MySQL 5.7 ou Postgres 9.3
  • Frameworks utilizados: – JSF – JPA (Eclipse link) – Primefaces (6.1) – Bootstrap 3.6
  • IDE utilizada: Netbean

Entidades do sistema

Descrição das entidades:

  1. User_account: esta entidade armazena os usuários do sistema. Nela é possível armazenar login, senha, nome completo, telefone, e-mail e permissões.
  2. Car: esta entidade armazena os dados dos carros do sistema. Nela estão presentes as informações da frota que será gerenciada.
  3. Travel: esta entidade armazena os dados de uma viagem que será realizada. Nela são armazenados quem serão os participantes da viagem, data e horário, atividades realizadas e permissões de caronas.
  4. Task: esta entidade armazena as tarefas que serão solicitadas aos viajantes. Nela armazenamos um nome para a tarefa e uma descrição do que deve ser feito.
  5. Sector: esta entidade armazena o setor ao qual um carro e um usuário pertence.

Interface de login

Nesta interface solicita-se ao usuário que insira suas informações de autenticação. O usuário e senha são necessários para conectar-se a sua conta. Caso um usuário não possua cadastro no sistema ele deverá clicar na opção “Cadastre-se”.

Cadastro de novos usuários

Nesta interface o usuário insere as suas informações pessoais como: nome do usuário, senha, nome completo, e-mail, telefone e setor de trabalho. Estes dados são utilizados pelo sistema para autenticação.

Cadastro de novos carros

Nesta interface é possível cadastrar novos carros e criar sua frota. Para adicionar um novo veículo é necessário informar: placa, marca, modelo, qual setor ele pertence e sua situação. O campo “setor” é informado aqui pois ao buscar veículos disponíveis é mais simples filtrá-los por setor. Já a “situação” pode ser alterada entre 3 diferentes estados: livre, ocupado e em manutenção. Um veículo livre está disponível para uso, já um veículo ocupado está em utilização no momento. O veículo com problemas mecânicos assume o estado de “em manutenção”.

Busca e gerenciamento de carros

Nesta interface é possível verificar as informações dos carros, filtrá-los por situação ou setor e também verificar seu status. Caso o usuário faça parte do setor ao qual o carro foi atribuído, ou o usuário tenha permissões de administrador, é possível excluir um veículo clicando no “X”. Ao clicar na opção do “lápis”, o usuário poderá editar as informações de cadastro do veículo. E ao clicar na “lupa” é possível consultar as próximas viagens do veículo.

Cadastro de novas viagens

A entidade viagem é a principal do sistema, seus registros abrigam os dados das viagens e o sistema as gerencia para que elas possam ser úteis aos seus usuários. Para cadastrar uma nova viagem é necessário informar o veículo, destino, descrição do objetivo da viagem, data e hora de início e data e hora previsto de chegada, e por fim, é necessário preencher quem serão os participantes desta viagem e se ela aceita caronistas.

Lista das próximas viagens que serão realizadas

Após realização do cadastro das viagens, a tela de monitoramento das próximas viagens será a principal ferramenta ao caronista que busca uma forma de conseguir que alguma tarefa seja realizada ou transporte com outros funcionários. Os filtros podem ser utilizados para buscar destinos, status e data de início da viagem.

Detalhes de uma viagem

Os detalhes de uma viagem podem ser visualizados nesta interface. Neles estão presentes todas as informações cadastradas na viagem. Além disso, é possível ao usuário solicitar que ele participe da viagem. O usuário que agendou a viagem tem o poder de excluir, alterar as informações da viagem e alterar seu status. Apenas o administrador pode excluir participantes de uma viagem e tarefas solicitadas.

Quer contribuir?

Este projeto é uma realização deste site e encontra-se em nosso GitHub. Clique no ícone abaixo para acessar o código fonte e contribuir.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

1 × 4 =