[Artigo] Como a Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Automação impactará no mundo dos negócios
* Este post
foi de autoria de Tara Callinan e Jenneva Vargas da Accelo *
Estamos vivendo em tempos emocionantes e inovadores,
com tecnologia futurista, literalmente na ponta dos dedos. Mas, por muito
tempo, empresas de pequeno a médio porte não usufruíam das últimas tendências
em tecnologia e dos benefícios que ela pode trazer. Isto é, até agora. Neste
artigo, exploraremos essas tecnologias e como elas afetarão os negócios em 2018
e nos anos posteriores.
Então, que tipo de coisas essa tecnologia
"inteligente" pode fazer? Apenas um ano atrás, uma máquina de
inteligência artificial conseguiu completar uma prova de nível universitário 12
vezes mais rápido do que um ser humano médio. Como? Através da arte de
aprendizado de máquina; onde os computadores aprendem e se adaptam.
Além disso, o Facebook ganhou as manchetes no começo
do ano, quando seus chatbots criaram seu próprio idioma. Algumas histórias da
Fake News dizem que o engenheiro apertou o “botão do pânico” depois que eles
estavam ficando espertos demais. No entanto, a verdade é que, o objetivo dos
chatbots do Facebook é aprender melhor o inglês e não desenvolver uma linguagem
própria. No entanto, seus chatbots de aprendizado de máquina não criaram sua
própria linguagem nem nada que estivesse fora sua programação explícita.
Essa área em evolução da ciência da computação é o
futuro dos negócios e já está afetando a maneira como vivemos e trabalhamos
hoje. De fato, a empresa de pesquisa Markets and Markets estima que a máquina
crescerá de US $ 1,41 bilhão em 2017 para US $ 8,81 bilhões até 2022!
Então prepare-se, porque essas tecnologias afetarão
todas as partes do seu negócio, desde o marketing até as operações, até a folha
de pagamento. Veja como:
1- O marketing fica mais
inteligente utilizando Machine Learning
1.1- Inteligência Artificial e Mídias sociais
Em abril de 2017, a Salesforce realizou um estudo de
líderes de marketing em todo o mundo e os resultados foram impressionantes. Os
entrevistados disseram que esperam ver melhorias na eficiência e avanços na
personalização nos próximos cinco anos. Mais de 60% dos profissionais de marketing
também acreditam em alavancar a Inteligência Artificial para criar páginas
dinâmicas, sites, publicidade automatizada e mídia publicitária.
No entanto, o que as pessoas estão mais empolgadas com
a Inteligência Artificial é o seu impacto potencial na leitura da mídia social.
No futuro, a IA se tornará uma ferramenta sofisticada para o marketing de mídia
social.
A principal maneira pela qual a IA afetará o marketing
é através da condução de anúncios através da mídia social. Mas como? Através da
condução em tempo real de anúncios é possível obter 20% a mais de oportunidades
de vendas. Com métodos comportamentais, a inteligência artificial será capaz de
localizar e iniciar o processo de condução, por exemplo, uma assessoria de
marketing que emprega algoritmos de IA que deve aprender que um comprador
específico que olha seu LinkedIn na segunda-feira de manhã recentemente começou
a olhar para uma nova ferramenta de CRM. O software pode sugerir (ou criar)
posts direcionados para publicação nos dias e horários que os compradores
verão.
Atualmente, os profissionais de marketing experientes
não são necessariamente agentes principais na melhoria da IA. Este processo é
moroso, manual e não acontece em tempo real. Então, como começar a se preparar
para esse tipo de distribuição futura de marketing?
Em primeiro lugar, você precisará ter seu comprador
bem definido. Dar uma olhada sólida no seu CRM lhe dará a oportunidade de obter
informações para responder suas questões. Olhar um pouco do histórico e
analisar o conteúdo do seu canal (como e-mails, telefonemas e mensagens de
mídia social), a partir destes dados, você vai começar a obter informações e tipo
de insights necessários para que solicitar a liderança para dar o próximo passo
para a segunda fase do seu plano de vendas. Ao apresentar para um executivo é
possível que ele responda melhor a documentos e infográficos, enquanto um
colega de marketing pode ser mais adequado a um estudo de caso interativo ou a
um vídeo.
A única maneira de entender esse tipo de insights é
realizar uma busca profunda no seu CRM e conduzir uma revisão dos detalhes dos
clientes – utilizando semantic analysis para compreender o nível de intenção de
compras atrás das palavras que você classificou qualificadas para usar.
Dica quente: começar a rodar suas analises e
desenvolver pessoas fortes serão uma chave para implementar algoritmos de IA
para sua mídia social em 2018.
1.2- Marketing e Aprendizado de Máquina
Simplificando, o aprendizado de máquina envolve a
compreensão de dados e estatísticas. É um processo técnico em que algoritmos de
computador encontram padrões em dados e, em seguida, resultados previsíveis de
destinatários. Esse é um exemplo perfeito de como o aprendizado pode ser
aplicado no marketing para otimizar campanhas bem-sucedidas.
As empresas também podem usar o aprendizado de máquina
para oferecer o produto certo, para o cliente certo, no momento certo. Em 2018,
os profissionais de marketing irão continuar a recorrer ao aprendizado de
máquina para entender as oportunidades quando elas estão presentes nos e-mails
– Então você sabe exatamente quando mandar sua próxima campanha para melhorar a
quantidade de clicks no seu anuncio? Qual a próxima grande coisa? - Pode
parecer algo pequeno, mas o direcionamento incorreto dos anúncios pode ser uma
despesa grande para pequenos negócios – custos podem ser economizados com o
aprendizado de máquina. - Fazer uma consulta e melhorar o desempenho do
trabalho das equipes de vendas - Acabar instantaneamente na fila do
departamento de atendimento ao cliente, economizará muito tempo e dinheiro para
as empresas, e tudo isso está sendo possível com a tecnologia moderna.
Enquanto resolver problemas em tempo record e
entregando campanhas de sucesso por e-mail é ótimo, este é apenas o começo.
Aqui está o que esperamos em 2018.
1.3- E-commerce alcançará novos horizontes
Você teve comprando um novo par de óculos na Amazon,
então antes de você saber disso, seu Facebook está cheio de muitos anúncios de
óculos e tendências relacionadas ao verão: isso é Machine Learning. De fato
este exemplo de análise de dados baseado nos históricos de compras online é o
futuro para o e-commerce.
As empresas de varejo também acompanham quais anúncios
ou imagens você provavelmente deixará de rolar a página para segmentar você com
conteúdo específico. Por exemplo, se você sempre clicar em anúncios que
contenham mulheres felizes e algum texto, uma máquina registrará isso como
conteúdo preferencial, para que você seja segmentado apenas com anúncios que se
encaixem nessa descrição. As máquinas também podem rastrear a hora do dia em
que você está mais ativo no Facebook, Instagram, Twitter e / ou Pinterest, a
fim de apresentar esses anúncios para você em um ótimo momento de compra.
Então, quando é hora de comprar, o aprendizado de
máquina é aplicado para reduzir o risco de fraude de crédito em pequenas
empresas. Como? As máquinas aprendem com conjuntos de dados históricos que
contêm transações fraudulentas e podem identificar padrões que representam uma
transação fraudulenta típica - semelhante à forma como os e-mails de spam são
detectados e dissuadidos. O aprendizado de máquina também começará a afetar
outras partes do seu negócio, basta dar uma olhada no crescimento do Chatbots.
1.4- Integração
de ChatBots
Houve um tempo em que chatbots eram pensados apenas
como pragas feitas pelo homem na internet, mas através do aprendizado de
máquina, eles estão ficando mais inteligentes e as empresas estão abraçando-os
em massa.
Em 2018 e além, os chatbots terão um papel fundamental
no futuro do atendimento ao cliente. Por quê? Os chatbots podem ajudar a
alcançar uma resolução do problema do cliente mais rápida, além de fornecer
históricos rápidos de cada cliente para um atendimento impecável. Existem
alguns benefícios importantes que os chatbots têm sobre interações
exclusivamente humanas:
Dando 24/7 atendimento ao cliente: As melhores coisas
sobre as máquinas? Elas não dormem! Juntamente com o fato de que os chatbots
estão ficando sofisticados o suficiente para reconhecer as emoções humanas,
como raiva, confusão, medo e alegria. Portanto, se um chatbot encontrar
sentimentos negativos do cliente, ele poderá transferir sem problemas para um
ser humano para assumir o controle e concluir a assistência ao cliente.
A era de estar "em espera" se foi: uma
enorme barreira para oferecer excelência no atendimento ao cliente é um longo
tempo de espera. Quantas vezes você tentou obter atendimento ao cliente da TIM/Oi
(ou qualquer provedor de TV / Internet) e você está ficando progressivamente
mais frustrado com os tempos de espera? Isso tudo pode ser eliminado com
chatbots!
O acesso rápido aos dados do cliente torna o serviço
mais pessoal: uma coisa que os humanos nunca serão melhores do que os chatbots
é digerir rapidamente os dados e o histórico dos clientes para fornecer
contexto às perguntas dos clientes. Os chatbots se destacam em coletar dados de
clientes de interações de suporte. Eles podem servir como assistentes virtuais
que podem alimentar os dados do cliente para os funcionários de atendimento ao
cliente, para que eles tenham um histórico completo de cada conta rapidamente.
Mesmo que estejamos bem no início da adoção do chatbot, não há dúvida de que
essa tecnologia será um fator-chave para o sucesso dos negócios em 2018.
2- Automação em 2018
Embora o Aprendizado de Máquina e a Inteligência
Artificial sejam tópicos importantes no mundo da tecnologia, não é a um ponto
que as empresas de pequeno e médio porte possam utilizá-lo no futuro imediato.
Mas ainda há esperança para eles com automação. Com tecnologia da nuvem, esse
tipo de tecnologia já revolucionou os fluxos de trabalho e as interações de
marketing e vendas, mas também está começando a afetar as várias outras partes
de um negócio. Por exemplo:
2.1- Automação de operações
Depois de ganhar uma venda importante, você precisa
entregar o produto ou serviço que prometeu ao cliente. Como é esse processo
para a maioria das empresas agora? Vocês todos terão uma reunião inicial e
esperam cobrir todas as promessas que o marketing e as vendas deram ao seu
cliente. No entanto, com o uso de automação de operações e um poderoso CRM,
você poderá ler as interações e ver todos os vários pontos de contato que um
cliente teve com sua empresa antes mesmo que essa chamada seja iniciada. Isso
dará a todas as empresas de serviços uma vantagem inicial no fornecimento de
excelentes relações com clientes e no gerenciamento de expectativas. Essa
categoria de produtos SaaS é chamada Service Operations Automation ou ServOps,
abreviadamente.
2.3- Automação de contas
Se houver um departamento pesado de entrada de dados,
seria Contabilidade. O problema é que, como seres humanos, somos falíveis e
muito mais lentos na entrada de dados do que em uma máquina. Inovações com
feeds bancários, categorização baseada em regras e pagamentos integrados
reduziram drasticamente a carga de trabalho do pessoal administrativo e
contábil e deram aos proprietários de empresas mais acesso oportuno a
informações financeiras precisas para seus negócios. A pesquisa, feita por
Xero, sugere que, até 2020, a automação será comum na contabilidade, e um
número significativo de profissionais de finanças usará o próximo nível de
ferramentas analíticas para ajudá-los a agregar valor aos modelos de negócios
em todo o mundo.
2.4- Automação dos recursos humanos
Finalmente, a nuvem e a automação chegaram ao setor de
folha de pagamento e recursos humanos. Essas áreas importantes de uma empresa
muitas vezes sofrem porque as pequenas empresas não são grandes o suficiente
para pagar um departamento de RH em tempo integral. Qual é a alternativa? Tendo
apenas esforços a tempo parcial de fundadores e diretores, que muitas vezes
podem levar a sérios riscos para o negócio. Por exemplo, a Zenefits enviará
automaticamente formulários para o Internal Revenue Service Federal em nome de
empresas. Com a nova tecnologia de automação, a conformidade é automatizada por
plataformas e o esforço de manter as aprovações de tempo em sincronia com os
saldos e holerites torna-se coisa do passado.
No futuro próximo, veremos o surgimento de uma grande
tecnologia, impulsionada pela nuvem, automação, AI e aprendizado de máquina.
Este é verdadeiramente o início da Era de Ouro da Tecnologia da Informação e é
hora de as empresas darem uma boa olhada em suas organizações e encontrar
maneiras de começar a integrar essas tendências tecnológicas.
Este texto foi cedido gentilmente por Karl Crisostomo do site TENFOLD
Visite o site do TENFOLD para excelentes artigos como esse
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