Você está visualizando atualmente Exemplo de CRUD – PHP, Laravel e MySQL
Créditos da imagem (ícone PHP): Colin Viebrock - Licença CC ShareALike 4.0

Exemplo de CRUD – PHP, Laravel e MySQL

 Esse exemplo de CRUD foi construído usando PHP e o framework Laravel (com MySQL) para criar um exemplo simples de gerenciamento de vendedores e também as vendas de um estabelecimento comercial. O objetivo principal deste projeto é mostrar como é possível implementar uma API com endpoints para serem consumidos por outra aplicação.   

Quando implementamos uma aplicação tradicional, apenas a aplicação desenvolvida pode realizar operações na base de dados. No entanto, é muito comum que ao criar uma aplicação o desenvolvedor queira deixar “aberto” alguns serviços para outras aplicações. Assim, usuários externos a aplicação principal podem consumir esses dados.  

Gosta de ver exemplos de CRUD para aprender mais sobre linguagens e frameworks? Confira nossa coleção de exemplos de CRUD.

Qual tecnologia foi utilizada para construir este sistema?  

Para construir este exemplo utilizamos:  

Como rodar o exemplo?  

Primeiramente faça o download do projeto no nosso github.

Após feito o download você precisará alterar o arquivo .env (local do banco, nome do banco de dados, usuário, senha) do projeto para conectar-se a base de dados que você irá utilizar.

Você também precisará criar no MySQL uma base de dados e colocar o nome que você escolheu no arquivo .env.   A seguir navegue pelo prompt de comando até a pasta do projeto e execute os comandos:  

php artisan key:generate

  a seguir migre o banco de dados com o comando:  

php artisan migrate

  Por fim, execute o projeto com o comando:  

php artisan serve

O que eu gostei na tecnologia utilizada?  

O PHP é por natureza muito simples de compreender e fazer deploy, no entanto, entender o Laravel não é tão simples. A curva de aprendizado é muito semelhante ao do Node.js, sendo assim, isso facilitou muito a implementação do exemplo. A exposição de API’s rest é bastante simples e a construção de Views para teste é bastante fácil no Laravel.  

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

seis + 15 =