Advertisement

[Exercícios] Funções #1



Regras: 
  • Construa um programa para cada exercício a seguir;
  • A interpretação do exercício e como resolve-lo faz parte do exercício;
  • Você poderá utilizar IDE’s de programação como o DEV cpp, NetBeans, Eclipse, jupyter notebook, Etc, mas lembre-se o risco de se acomodar com as comodidades da IDE é seu;
  • Coloque um cabeçalho padrão (comentado) em cada arquivo com seu nome e o enunciado do exercício que está sendo resolvido;

Fácil 1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume (v = 4/3.P .R3).

Intermediário 2. Escreva um procedimento que recebe as 3 notas de um aluno por parâmetro e uma letra. Se a letra for A o procedimento calcula a média aritmética das notas do aluno, se for P, a sua média ponderada (pesos: 5, 3 e 2) e se for H, a sua média harmônica. A média calculada também deve retornar por parâmetro.

Intermediário 3. Faça uma função que recebe por parâmetro um valor inteiro e positivo e retorna o valor lógico Verdadeiro caso o valor seja primo e Falso em caso contrário.
Intermediário 4. Faça um procedimento que recebe por parâmetro os valores necessário para o cálculo da fórmula de báskara e retorna, também por parâmetro, as suas raízes, caso seja possível calcular.

Fácil 5. Faça uma função que recebe por parâmetro o tempo de duração de uma fábrica expressa em segundos e retorna também por parâmetro esse tempo em horas, minutos e segundos.

Fácil 6. Faça uma função que recebe a idade de uma pessoa em anos, meses e dias e retorna essa idade expressa em dias.

Difícil 7. Faça uma função que verifique se um valor é perfeito ou não. Um valor é dito perfeito quando ele é igual a soma dos seus divisores excetuando ele próprio. (Ex: 6 é perfeito, 6 = 1 + 2 + 3, que são seus divisores). A função deve retornar um valor booleano.


Intermediário 8. Faça um procedimento que recebe a idade de um nadador por parâmetro e retorna , também por parâmetro, a categoria desse nadador de acordo com a tabela abaixo:  

Idade Categoria
5 a 7 anos Infantil A
8 a 10 anos Infantil B
11-13 anos Juvenil A
14-17 anos Juvenil B
Maiores de 18 anos (inclusive) Adulto

Fácil 9. Faça uma função que recebe um valor inteiro e verifica se o valor é positivo ou negativo. A função deve retornar um valor booleano.

Fácil 10. Faça uma função que recebe um valor inteiro e verifica se o valor é par ou ímpar. A função deve retornar um valor booleano.

Fácil 11. Faça uma função que recebe a média final de um aluno por parãmetro e retorna o seu conceito, conforme a tabela abaixo:

Nota
Conceito
de 0,0 a 4,9
D
de 5,0 a 6,9
C
de 7,0 a 8,9
B
de 9,0 a 10,0
A

Intermediário 12. Faça uma função que recebe, por parâmetro, a altura (alt) e o sexo de uma pessoa e retorna o seu peso ideal. Para homens, calcular o peso ideal usando a fórmula peso ideal = 72.7 x alt - 58 e, para mulheres, peso ideal = 62.1 x alt - 44.7.

Intermediário 13. Faça um procedimento que recebe 3 valores inteiros por parâmetro e retorna-os ordenados em ordem crescente.

Difícil 14. Faça um procedimento que recebe, por parâmetro, a hora de inicio e a hora de término de um jogo, ambas subdivididas em 2 valores distintos: horas e minutos. O procedimento deve retornar, também por parâmetro, a duração do jogo em horas e minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um jogo é de 24 horas e que o jogo pode começar em um dia e terminar no outro.

Fácil 15. Escreva um procedimento que recebes 3 valores reais X, Y e Z e que verifique se esses valores podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, neste caso, retornar qual o tipo de triângulo formado. Para que X, Y e Z formem um triângulo é necessário que a seguinte propriedade seja satisfeita: o comprimento de cada lado de um triângulo é menor do que a soma do comprimento dos outros dois lados. O procedimento deve identificar o tipo de triângulo formado observando as seguintes definições:
  • Triângulo Equilátero: os comprimentos dos 3 lados são iguais.
  • Triângulo Isósceles: os comprimentos de 2 lados são iguais.
  • Triângulo Escaleno: os comprimentos dos 3 lados são diferentes.

Fácil 16. A prefeitura de uma cidade fez uma pesquisa entre os seus habitantes, coletando dados sobre o salário e número de filhos. Faça um procedimento que leia esses dados para um número não determinado de pessoas e retorne a média de salário da população, a média do número de filhos, o maior salário e o percentual de pessoas com salário até R$350,00.

4 comentários

  1. tem gabarito com códigos ?

    ResponderExcluir
  2. Olá mateus C.

    A relação contendo os enunciados e resoluções fica nessa página:

    https://www.computersciencemaster.com.br/p/exercicios-sobre-logica-de-programacao.html

    ResponderExcluir
  3. Queria a resposta da 16! Por gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizado amigo!

      Confira a resposta em: https://github.com/CSM-TeachingProject/CSM-Training/blob/master/L%C3%B3gica%20de%20Programa%C3%A7%C3%A3o/5_Fun%C3%A7%C3%B5es/Python/Fun%C3%A7%C3%B5es%20%231.ipynb

      Excluir

Conta pra mim sua opinião!

Fale comigo