Advertisement

Aula 03 - Loops

1- Introdução



Nesta seção iremos discutir sobre uma ferramenta muito importante na programação imperativa que são os Loops ou Laços de Repetição. 

Em algumas situações, é comum que uma mesma instrução (ou conjunto delas) precise ser executada várias vezes seguidas. Nesses casos, normalmente utilizamos um loop (ou laço de repetição), que permite executar um bloco de código repetidas vezes, enquanto uma dada condição é atendida.

Em Python, os loops são codificados por meio dos comandos while e for. O while, executa um conjunto de instruções várias vezes enquanto uma condição é atendida. Já o for nos permite percorrer os itens de uma coleção e, para cada um deles, executar um bloco de código. 

2- While


Observe um exemplo do uso do While:
contador = 0

while contador < 10:
    print (contador)
    contador = contador + 1
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9



O comando while, por sua vez, faz com que um conjunto de instruções seja executado enquanto uma condição for atendida. Quando o resultado passa a ser falso, a execução é interrompida, saindo do loop, e passa para o próximo bloco.

No código vemos um exemplo de uso do laço while, onde definimos a variável contador, iniciando com 0, e enquanto seu valor for menor que 5, executamos as instruções das impressão e incremento.

Observe que é necessário incrementar a variável contador, de forma que em algum momento seu valor ultrapasse 5. Quando isso for verificado, o laço será interrompido. Caso a condição de parada nunca seja atingida, o loop será executado infinitamente, gerando problemas no programa.

3- For


Observe um exemplo da utilização do For:

lista = ["p", "y", "t", "h", "o", "n"]

for item in lista:
    print (item)
p
y
t
h
o
n


A variável definida como "lista" é uma lista inicializada com uma sequência de valores do tipo string. A instrução for percorre todos esses elementos, um por vez e, em cada caso, atribui o valor do item à variável n, que é impressa em seguida. O resultado, então, é a impressão de todas as letras contidas na lista.

Ainda é possível utilizar uma variação do laço for utilizando um Range (intervalo específico). Veja um exemplo:

for i in range(5):
    print(i)
0
1
2
3
4


Por fim, podemos também iterar sobre strings:

for letras in 'luciano':
   print('ciclo: ', letras)
ciclo:  l
ciclo:  u
ciclo:  c
ciclo:  i
ciclo:  a
ciclo:  n
ciclo:  o

4- Importância

Estruturas de controle, condicionais e de repetição, estão presentes na maioria das linguagens de programação e representam uma parte fundamental de cada uma delas. Sendo assim, é muito importante conhecer a sintaxe e o funcionamento dessas estruturas.

Nenhum comentário

Conta pra mim sua opinião!

Fale comigo