Advertisement

Aula 12 - Primefaces


1- Introdução


O que seria dos desenvolvedores Back-end sem ferramentas que possibilitam o desenvolvimento com partes "semi-prontas". É verdade que construir seus botões, caixas de combinação, inputs, etc, dá um estilo único ao seu projeto. Porém, muitas vezes temos pessoas que não sabem mensurar os quanto este tipo de esforço pode ser custoso aos programadores.

O trabalho do designer muitas vezes é preocupar-se com a parte visual que o programador muitas vezes não faz. O programador se importa com o comportamento da aplicação, já o designer e desenvolvedor front-end gosta de dar ao usuário uma boa experiência.

O primefaces é um framework que dá ao programador diversos componentes de interface que permitem a interface tornar-se dinâmica com poucas linhas de código.

2- Primeiros passos

O primeiro passo do uso do primefaces é fazer download da versão que será utilizada. O primefaces é uma ferramenta criada, porém no seu website é preciso adquirir o jar via pagamento. Uma dica que é usar o repositório do maven para fazer download.


Logo após você deverá declarar o xmlns (namespace) do primefaces.

3- Utilização

Para utilizar o primefaces o mais indicado é seguir os exemplos no site do próprio primefaces.

Nenhum comentário

Conta pra mim sua opinião!

Fale comigo