Você está visualizando atualmente Aprenda JavaScript em 20 minutos
Logotipo não oficial da JSConf EU 2011.

Aprenda JavaScript em 20 minutos

Nesse post você vai entender como pode aprender Javascript rapidamente, porém, vale a pena fazer o disclaimer: você não vai dominar o Javascript apenas vendo esse post. Aqui você vai encontrar exemplos simples práticos e rápidos de como esse linguagem funciona e qual a sintaxe básica para cada uma das funcionalidades da linguagem.

Entenda um pouco da história do Javascript

O Javascript foi criado por Brendan Eich quando ele trabalhou na Netscape, porém o nome da linguagem era Mocha, posteriormente teve seu nome mudado para LiveScript e por fim JavaScript. O LiveScript foi o nome oficial da linguagem quando foi lançada pela primeira vez na versão beta do navegador Netscape 2.0 em setembro de 1995, mas teve seu nome mudado em um anúncio conjunto com a Sun Microsystems em dezembro de 1995 quando foi implementado no navegador Netscape.

Quando o nome mudou de LiveScript para JavaScript houve uma coincidência na época visto que a Netscape adicionou suporte à tecnologia Java em seu navegador (Applets). Essas applets eram algo bizarro onde uma aplicação web rodava um aplicativo com “cara de desktop”. A escolha do nome causou confusão dando a impressão de que a linguagem foi baseada em java, porém, na verdade foi uma estratégia de marketing da Netscape para aproveitar a popularidade do recém-lançado Java.

O Javascript rapidamente adquiriu ampla aceitação como linguagem de script client-side de páginas web. Em novembro de 1996 a Netscape anunciou que tinha submetido Javascript para Ecma internacional como candidato a padrão industrial e o trabalho subsequente resultou na versão padronizada chamada ECMAScript.

Esse texto foi adaptado desse aqui.

Alguém hoje não usa Javascript?

Isso realmente é uma piadinha com o Javascript, porque todo mundo usa mesmo sem querer usar. Se você navegou na web 1 vez, já usou Javascript. Além disso, o pessoal do Javascriptfoi além, criaram o node.js que permite usá-lo para o back-end. Então, as possibilidades agora são infinitas!

Como faço para aprender Javascript em 20 minutos?

Como eu já disse anteriormente, vai demorar muito mais do que 20 minutos para você dominar a linguagem, no entanto, segue o nosso perfil no Github com exemplos fáceis e práticos de como funcionam as principais ferramentas dessa linguagem.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

16 + dez =