[Filme] A chegada - uma nova visão sobre a linguagem
Aqui estamos nós para indicar a vocês mais um filme para assistir que possui várias reflexões interessantes sobre a linguagem. Esse filme foi lançado em 2016 e foi dirigido por Dennis Villeneuve.
O filme custou 47 milhões de dolares e rendeu mais de $100 milhões segundo o IMDB. Nesse mesmo site o filme ganhou 7.9 de pontuação e vários reviews interessantes.
1- O Filme
Sinopse:
Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.
trailer:
2- Crítica
Esqueça os filmes de invasão alienígena que já assistiu. Não existe uma enorme nave mãe pairando sobre diversos países, não tem alienígenas capturando pessoas na rua, não tem a Casa Branca explodindo, não tem música específica para o contato, o filme de Denis Villeneuve deixa os estereótipos de lado e explora a base de toda civilização: a comunicação.
Num dia comum, doze estranhas naves se posicionam estrategicamente ao redor do globo e ali permanecem. Não emitem nenhum som, não afetam a atmosfera do local, não atacam as cidades. Apenas, ficam ali. Óbvio que os objetos estranhos despertam a tensão nas autoridades dos países que decidem entender melhor o que está acontecendo e após uma primeira tentativa de comunicação, o governo americano decide contactar a especialista em linguística Louise Banks vivida por Amy Adams e leva-la até o local do pouso. A Dr.Banks vai trabalhar ao lado de Ian Donnelly, um Físico vivido por Jeremy Renner.

Os alienígenas permitiram que os humanos entrassem em sua nave provendo o ambiente correto a fim de melhor se comunicarem. Entretanto, conforme os dias vão passando e a complexa escrita dos Heptapods não é desvendada com tanta rapidez, aumenta a tensão nos demais países, principalmente a China que decide romper comunicação com os demais onze locais, colocando assim um cronômetro sobre a cabeça da Dra. Banks que tem certeza que consegue desvendar a mensagem que os Heptapods querem passar. Todavia, isso será feito com muito custo e, especialmente, muita coragem.
Sem dúvidas esse filme é brilhante e muito interessante de se assistir observando esses aspectos da comunicação.
Post a Comment