Você está visualizando atualmente Ferramentas de PLN – Conheça o LXCenter

Ferramentas de PLN – Conheça o LXCenter

Neste post você vai conhecer o LXcenter, um conjunto de ferramentas gratuitas de PLN para você usar à vontade. Essas ferramentas são desenvolvidas pelo grupo NLX é o Grupo de Linguagem e Fala Natural do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. No NLX-Group, os seus participantes buscam atividades de pesquisa e desenvolvimento no campo da inteligência artificial e da ciência cognitiva, com foco especial em linguagem natural e interação de fala.  

LXcenter

O LX-Center aloja os recursos, serviços e ferramentas linguísticos desenvolvidos, no todo ou em parte, pelo NLX-Natural Language and Speech Group da Universidade de Lisboa, Departamento de Informática.   Esses serviços estão disponíveis gratuitamente on-line com base no melhor esforço para ajudar a promover a educação, a pesquisa e o desenvolvimento no campo da ciência e da tecnologia da linguagem natural.  

Conheça alguns exemplos de ferramentas

Agora vou mostrar para vocês algumas das coisas que podemos fazer usando as ferramentas do LX center. Lembre-se que essas ferramentas não são aplicações completas para o usuário final, mas sim um conjunto feito para estudantes e profissionais que precisam delas para processar linguagem e fala.

Lemmatizer

Essa ferramenta pede para inserir um verbo e ela retorna a versão lemmatizada, ou seja, a versão no infinitivo. Por exemplo, cantarolei – é uma conjugação do verbo cantarolar.

lemmatizer

Conjugador verbal

Falando em verbos, o LXcenter também disponibiliza um conjugador verbal. Nele você insere o verbo e ele te retorna todas as possíveis formas desse verbo.

conjugador verbal

Reconhecedor de entidades nomeadas

Essa ferramenta identifica em uma frase quais são as entidades nomeadas, ou seja, nomes de pessoas, organizações, endereços. Veja o exemplo:

named entity recognizer

Pos-Tagger

Essa ferramenta é muito útil para todos que precisam (por algum motivo) saber quais são as classes gramaticais empregadas em uma frase. Veja o exemplo:

postagger

XisQue

Essa ferramenta é realmente uma aplicação destinada a usuários finais, é nossa cereja do bolo. Com essa ferramenta os cientistas buscaram mostrar alguns resultados de pesquisa em ciência cognitiva e processamento de linguagem natural.  A ferramenta XisQuê é um serviço de atendimento de perguntas independente de domínio baseado na Web para a web de documentos escritos no idioma português.

Xisque

Veja a resposta do sistema:

resposta

   

Você pode usar as ferramentas disponibilizadas pelo grupo de processamento de linguagem natural agora!  

http://lxcenter.di.fc.ul.pt/home/en/index.html

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

dezessete − 6 =