Avatar - a língua Na'vi



Sinopse:
Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.
_________________________________________________________________________________

Estamos sim, postando um filme de 2009. Recentemente (em relação a data desse post) os Vingadores ultrapassou a bilheteria de Avatar. Estou aqui hoje prestando essa "utilidade pública" de indicar esse filme. 

Além de indicar queria deixar aqui um dos motivos que me levou a revisitar esse filme. A língua do povo Na'vi foi criada especialmente para a história e atualmente existem alguns recursos linguísticos para essa língua. Caso você queira aprender como falar em Na'Vi, você pode acessar:


Porém, devo dizer que essa história de criar línguas para produções cinematográficas não é algo novo. Tolkien nas obras relacionadas ao "senhor dos anéis" criou diversas línguas em paralelo com a história. Além de Tolkien, algumas ícones da literatura como C.S. Lewis já se aventurou a retratar personagens que aprendem línguas alienígenas.


Isso aconteceu nos livros sobre Ramson em "além do planeta silencioso". Vale a pena ler, pra quem gosta de literatura infanto-juvenil. A foto acima mostra uma das cenas do livro onde o personagem principal está em um barco com um nativo do planeta e busca compreender sua língua. 


Avatar - a língua Na'vi Avatar - a língua Na'vi Reviewed by Vinicius dos Santos on 07:35:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreva aí sua opinião!