[Exercício 01] Programação Orientada a Objetos - A lanchonete


Exercício de Programação Orientada a Objetos
A lanchonete


Introdução


Este exercício foi desenvolvido para você treinar os conceitos de POO trabalhando os conceitos de atributos e métodos. Além disso, para facilitar seu trabalho você poderá aplicar o conceito de Herança.


Descrição


Imagine que você quer criar um sistema para sua lanchonete. Essa lanchonete não possui nenhum sistema ainda e você pretende automatizar o trabalho desse estabelecimento. Você possui vários pratos no cardápio, porém inicialmente você quer trabalhar com 3 itens principais: Pizzas, lanches e salgadinhos. Para esse sistema trabalharemos apenas com esses 3 itens e nenhum outro.

Primeiramente gostaríamos de oferecer em nosso cardápio pizzas com diferentes recheios bordas e molhos. Independente do que o cliente pedir, obrigatoriamente ele terá de preencher qual o tipo de recheio, borda e molho da pizza. O lanche será o segundo item tratado por nosso sistema, o cliente deverá escolher qual o pão, recheio e molhos obrigatoriamente. Por fim, temos os salgadinhos que o tipo (frito ou assado), massa e recheio. Cada um dos itens do cardápio deverão conter o preço, data de validade e peso.

O sistema da nossa lanchonete deverá criar um pedido, esse pedido será composto pelo nome do cliente, itens que foram consumidos e taxa de serviço. O pedido deverá ter uma função onde seja mostrado a fatura para ser entregue ao cliente. Além disso, deverá ser disponibilizada um método onde o vendedor passa o valor recebido do cliente e o sistema calcula o troco do cliente. 


Diagrama de classes



Agora é sua vez... você precisa descobrir qual a melhor forma de configurar a herança nesse caso e construir um código que realize todas as funcionalidades descritas.



[Exercício 01] Programação Orientada a Objetos - A lanchonete [Exercício 01] Programação Orientada a Objetos - A lanchonete Reviewed by Vinicius dos Santos on 13:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreva aí sua opinião!