[Exercício 02] Programação Orientada a Objetos - gerenciamento de Pedidos



Nesse exercício você irá entender melhor como modelar um sistema orientado a objetos baseado em requisitos simples coletados em entrevista.

1- A entrevista realizada


O cliente que será atendido será uma gráfica onde são impressos banners, revistas, material publicitário, livros, entre outros produtos. O cliente procurou você para resolver um problema muito específico dele. O cliente deseja realizar o gerenciamento das ordem dos pedidos que serão impressos. Portanto, ele gostaria que você desenvolvesse uma solução elegante onde alguns requisitos fossem satisfeitos. 

Lembre-se que muitos requisitos levantados na entrevista podem não ser relevantes ao seu sistema. Tome as decisões de analista de sistemas e construa um diagrama de classes que atenda a necessidade de gerenciar os pedidos. 

1- O sistema deverá ter tipos diferentes de usuários: gerente, empregado e empregado terceirizado.
2- O gerente deverá ser o administrador do sistema e cada gerente terá um setor específico da gráfica para cuidar. Por exemplo (gerente financeiro, gerente da produção, gerente de vendas).
3- O empregado é assalariado mensal e opera qualquer tipo de equipamento dentro da gráfica
4- O empregado terceirizado não faz parte do quadro de funcionários, porém, executam tarefas importantes na empresa. Desde limpeza até alimentação dos funcionários.
5- Cada empregado ocupa uma função dentro da empresa, isso deve ser registrado no cadastro.
6- Cada pedido é composto por data e hora de emissão e de finalização, bem como o preço. O pedido é feito pela equipe de vendas da gráfica e é repassado a produção.
7- Cada pedido é vinculado a um funcionário do setor de vendas para que ele se responsabilize pelo que será entregue. 
8- A produção deverá seguir o sistema de gerenciamento de pedidos e cada funcionário da produção deverá se responsabilizar pela produção de um produto (impressão).
9- Cada produto que será impresso pode ter um tipo diferente ( banner, livro, panfleto).
10 - O preço de cada impressão varia através de uma tabela fixa que é definida pelos gerentes.


2- Sua vez!

Para resolver esse exercício, primeiramente você deverá ler cuidadosamente os dados coletados na entrevista e selecionar o que será importante ou não para seu sistema. Logo após o diagrama de classe deve ser construído. 

O seu sistema poderá ser implementado em qualquer linguagem de programação que suporte orientação a objetos. Você pode e deve usar todos os conceitos aprendidos de Herança, polimorfismo e encapsulamento. 

O sistema deve dar a possibilidade do operador (gerente) adicionar funcionários ao quadro de funcionários. O funcionário poderá incluir um novo pedido ao sistema que será enviado a produção. Por fim, o sistema deve apresentar uma lista de pedidos que estão na fila para serem confeccionados.


3- Resolução


[Exercício 02] Programação Orientada a Objetos - gerenciamento de Pedidos [Exercício 02] Programação Orientada a Objetos - gerenciamento de Pedidos Reviewed by Vinicius dos Santos on 12:46:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreva aí sua opinião!