Você está visualizando atualmente Sistema de gerenciamento de pedidos de uma gráfica
Fonte: Autoria Própria - Licença (CC-BY-SA 4.0)

Sistema de gerenciamento de pedidos de uma gráfica

Nesse exercício de programação orientada a objetos com foco em UML você irá entender melhor como modelar um sistema orientado a objetos baseado em requisitos simples coletados em entrevista.

Coletando os requisitos do sistema

O cliente que será atendido será uma gráfica onde são impressos banners, revistas, material publicitário, livros, entre outros produtos. O cliente procurou você para resolver um problema muito específico dele. O cliente deseja realizar o gerenciamento das ordem dos pedidos que serão impressos. Portanto, ele gostaria que você desenvolvesse uma solução elegante onde alguns requisitos fossem satisfeitos.  

Lembre-se que para esse exercício de UML você terá vários requisitos levantados na entrevista, porém nem todos necessariamente são relevantes ao seu sistema. Tome as decisões de analista de sistemas e construa um diagrama de classes que atenda a necessidade de gerenciar os pedidos.  

  1. O sistema deverá ter tipos diferentes de usuários: gerente, empregado e empregado terceirizado.
  2. O gerente deverá ser o administrador do sistema e cada gerente terá um setor específico da gráfica para cuidar. Por exemplo (gerente financeiro, gerente da produção, gerente de vendas).
  3. O empregado é assalariado mensal e opera qualquer tipo de equipamento dentro da gráfica
  4. O empregado terceirizado não faz parte do quadro de funcionários, porém, executam tarefas importantes na empresa. Desde limpeza até alimentação dos funcionários.
  5. Cada empregado ocupa uma função dentro da empresa, isso deve ser registrado no cadastro.
  6. Cada pedido é composto por data e hora de emissão e de finalização, bem como o preço. O pedido é feito pela equipe de vendas da gráfica e é repassado a produção.
  7. Cada pedido é vinculado a um funcionário do setor de vendas para que ele se responsabilize pelo que será entregue.
  8. A produção deverá seguir o sistema de gerenciamento de pedidos e cada funcionário da produção deverá se responsabilizar pela produção de um produto (impressão).
  9. Cada produto que será impresso pode ter um tipo diferente ( banner, livro, panfleto).
  10. O preço de cada impressão varia através de uma tabela fixa que é definida pelos gerentes.

Implementação

Para resolver esse exercício de UML,  primeiramente você deverá ler cuidadosamente os dados coletados na entrevista e selecionar o que será importante ou não para seu sistema. A seguir, o diagrama de classe deve ser construído.  

Caso deseje, você pode implementar o sistema em qualquer linguagem de programação que suporte orientação a objetos. Você pode e deve usar todos os conceitos aprendidos de Herança, polimorfismo e encapsulamento.  Um ponto adicional e importante é que o pode dar a possibilidade do operador (gerente) adicionar funcionários ao quadro de funcionários. O funcionário poderá incluir um novo pedido ao sistema que será enviado a produção. Por fim, o sistema deve apresentar uma lista de pedidos que estão na fila para serem confeccionados.    

Respostas

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

quatro × quatro =