Você está visualizando atualmente A importância do networking na ciência da computação
Networking em ciência da computação

A importância do networking na ciência da computação

Muitas pessoas acreditam que ser um expert na codificação automaticamente dará a elas um emprego no Facebook que renderá milhões por ano. Essas mesmas pessoas não acreditam que para tornar-se um profissional competente, exige ser multidisciplinar.

Recentemente tenho me engajado em assistir a série The Good Doctor distribuída pela Sony Pictures. Vendo o ator Freddie Highmore no papel principal e vivendo seus dramas pessoais, me inspirou a escrever esse artigo e dizer que as relações interpessoais são de suma importância para o sucesso da sua carreira.

Networking

Um bom profissional de TI é aquele que consegue realizar suas tarefas de forma eficaz. Resolver problemas complexos com facilidade, conhecer bem as tecnologias, saber se atualizar constantemente sobre o que há de novo no mercado, porém, apenas o conhecimento técnico não é suficiente para construir um profissional de sucesso.
 
No campo da ciência da computação o cenário muda todos os dias. Existem alterações que podem ser fundamentais acontecendo nesse exato momento. O cenário do desenvolvimento de software, boas práticas, frameworks, entre outros, são muito influenciados pela comunidade. Sendo assim, é de suma importância que o profissional de TI saiba estabelecer contato com pessoas que agregam para sua carreira.
 

Como fazer Networking?

Qualquer intenção que você tenha de se comunicar e estabelecer uma relação saudável com colegas de trabalho é networking. Mas você pode otimizar esse processo participando de conferências, simpósios entre outros eventos que reúnem pessoas da mesma comunidade.
 
Lembre-se sempre que fazer networking pode nascer de uma experiência totalmente informal como comer uma comida típica de um lugar que você visitou. Cabe a você saber exatamente que tipo de pessoas que está ao seu redor. Não é incomum encontrar histórias de sucesso começam com: “Conheci Fulano por um amigo em comum, ficamos amigos e hoje trabalho com ele na Alemanha.” Portanto, nunca subestime o poder do momento que você está vivendo.
 
Seja criativo, mostre o melhor de você para as pessoas, construa um perfil profissional e tenha paciência. Saiba que provavelmente você não irá conhecer sempre pessoas boas, bem intencionadas, educadas, mas mesmo assim, persista.

Histórias incríveis

Se você quiser ouvir histórias incríveis de como a vida pode ser imprevisível, sugiro que você acesse o Carreira sem Fronteiras. Nesse podcast são mostradas histórias muito legais de pessoas que fizeram networking com as pessoas certas e hoje são cidadãos do mundo.
 
 
 

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

um + dez =