Advertisement

Aula 01 - Configurando o Ambiente

1- Introdução 

Nessa aula iremos aprender como realizar a configuração inicial do seu banco de dados e alguns detalhes que devemos nos atentar ao instalar uma instância em sua máquina. Ao fim dessa aula, espera-se que você tenha um banco de dados instalado e funcionando, bem como todas as ferramentas necessárias para criação (modelagem) e manipulação de uma base de dados.

2- Baixando os arquivos necessários


Primeiramente devemos acessar o site da base de dados e fazer o download do instalador de acordo com seu sistema operacional. Cada base de dados tem seu próprio instalador e tome muito cuidado para se atentar nas configurações de instalação. É muito comum que uma instalação de base de dados se torne bastante complicada.

Opção 01: Instalador nativo


Acesse o link abaixo e faça o download do pacote de instalação do MySQL e realize sua instalação:

https://dev.mysql.com/downloads/installer/

No windows, é só ir seguindo o passo a passo do instalador e não esquecer de configurar uma senha para o administrador.

O administrador é chamado de ROOT e ele tem as permissões para fazer qualquer coisa na base de dados que você está instalando.

Opção 02: usando o XAMPP

Quando você escolhe utilizar o XAMPP como plataforma de desenvolvimento ele já possui uma opção de instalar o banco de dados junto com as demais ferramentas do XAMPP.

Faça o download do XAMPP aqui:

https://www.apachefriends.org/download.html

Para inicializar o banco de dados clique no botão START no painel de controle do XAMPP e você poderá ver o serviço sendo inicializado.

O XAMPP utiliza como padrão o gerenciador de banco de dados phpmyadmin que você pode acessar com o link:

localhost/phpmyadmin

Esse endereço quando digitado em sua barra de endereços deverá abrir a interface do phpmyadmin:



3- Recomendações importantes


Muitas pessoas gostam de usar o phpmyadmin como gerenciador e muitas até utilizam outras ferramentas para auxiliar o processo de criação de uma base de dados. Porém, eu recomendo fortemente que você utilize a ferramenta nativa do MySQL que se chama MySQL Workbench. 



Essa ferramenta permite que você crie projetos de banco de dados e faça o modelo entidade relacionamento de forma bastante fácil. Além disso é possível manipular sua instância de banco de dados realizando a conversão do modelo lógico para o modelo físico com apenas alguns clicks.

Claro que saber como o SQL funciona é essencial, no entanto, essas ferramentas são grandes aliadas do desenvolvedor. 

Nenhum comentário

Conta pra mim sua opinião!

Fale comigo