Advertisement

Aula 03 - Tipos de variáveis

Nessa aula você irá aprender o que são variáveis e quais são os tipos de variáveis existentes na estatística. As variáveis são valores que representam determinadas características dentro de uma pesquisa. Esse valores variam de elemento para elemento. É a medida em cada elemento da amostra ou população. Essas variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos e são classificadas assim:



Variáveis Quantitativas: são representadas por meio de números resultantes de uma contagem ou mensuração. Elas podem ser de dois tipos:

  1. Variáveis discretas: os valores representam um conjunto finito ou enumerável de números, e que resultam de uma contagem, por exemplo: Número de filhos (0,1,2,…), número de bactérias por amostra, número de copos de cerveja tomados por dia.
  2. Variáveis contínuas: os valores pertencem a um intervalo de números reais e representam uma mensuração como por exemplo altura ou peso de uma pessoa. Nesses casos números fracionais fazem sentido. Exemplo: tempo (relógio) e pressão arterial.

Variáveis Qualitativas: representam uma qualidade (ou atributo) de um indivíduo pesquisado, são definidas por várias categorias. São características que não possuem valores quantitativos. Essas variáveis podem ser de dois tipos:


  1. Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.
  2. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.


Referências:

Estatística Básica – Moretin e Bussab.

Nenhum comentário

Conta pra mim sua opinião!

Fale comigo