Aula 05 - SQL - Data Definition Language

1- Introdução

Nessa aula você irá começar a desvendar o que é o SQL e o que ele pode fazer. Em primeiro lugar devemos dizer que a linguagem SQL é sim uma linguagem de programação, porém, ela segue um paradigma completamente diferente. Em SQL o programador faz uma "afirmação" e a linguagem irá executar o comando seguindo as regras que o programador digitou. 

Aqui você irá aprender o que é uma DDL - Data Definition Language, além disso, você vai ver alguns exemplos simples de como usa-la.


2- O que é  DDL?

Essa sigla foi criada para agrupar um conjunto de comandos que tem a função de CRIAR elementos dentro do banco de dados. Na sigla estão presentes as palavras "data definition", isso significa que com esse conjunto de comandos vamos definir qual tipo de dados iremos inserir em nossa base de dados, bem como as regras de inserção nessa base. 

Dentro desse conjunto estão:

CREATE
ALTER
DROP


3- CREATE


Esse comando é um dos mais utilizados, visto que ele é capaz de criar elementos como bases de dados e tabelas. Portanto, entender a sintaxe desse comando é muito importante. 

Para criar uma base de dados:

CREATE database [nome da base de dados]

Para criar uma tabela:

CREATE TABLE [nome da tabela](
       nomeColuna TIPOCOLUNA,
       nomeColuna TIPOCOLUNA,
);


4- ALTER

Ao criar uma base de dados sempre é possível realizar alterações nas tabelas criadas. Para isso utilizamos o comando ALTER. 

Adicione uma coluna a uma tabela:

ALTER TABLE table_name
ADD column_name datatype;



Remova uma coluna de uma tabela:

ALTER TABLE table_name
DROP COLUMN column_name;

Altere o tipo de dados de uma coluna:

ALTER TABLE table_name
MODIFY COLUMN column_name datatype;


5- DROP

Para excluir uma tabela utilize o comando DROP:

DROP TABLE table_name;



Aula 05 - SQL - Data Definition Language Aula 05 - SQL - Data Definition Language Reviewed by Vinicius dos Santos on 05:22:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreva aí sua opinião!