Instalação de Ambiente Gurobi, com Anaconda e Python


Instalação de Ambiente Gurobi, com Anaconda e Python






O Gurobi é um suíte para otimização de programação linear (PL), programação quadrática (PQ), programação quadraticamente restrita (PQR), programação linear inteira mista (PLIM), programação quadrática número inteiro misturado (PQMI) e número inteiro misturado quadraticamente programação restrita (MIQCP). 

Com essa ferramenta é possível resolver e otimizar diversos tipos de funções, sendo que ele é amplamente utilizado em diversos segmentos, como matemática, engenharias, computação, entre outros. Para utilizá-la é necessário utilizar alguma linguagem de programação, uma vez que as funções são acessadas através das bibliotecas que são fornecidas pela solução. De maneira geral, ela se comunica bem com diversas linguagens de programação, como C#, Java e Python.

Recentemente, eu conduzi um projeto de otimização de Circuitos Eulerianos, e notei que utilizando o Gurobi através do Python. Utilizar essa linguagem de programação pode trazer algumas vantagens, como escalabilidade, desempenho e a possibilidade de utilizar uma gama gigantesca de módulos, para praticamente tudo que precisar. 

Apesar da extensa documentação que há no site, a instalação e configuração do ambiente para a utilização dessa ferramenta não foi muito simples, uma vez que era necessário a instalação de alguns pacotes e programas, e sua posterior configuração.

Assim como sugerido no próprio site do Gurobi, a utilização deste com o Python é muito incentivada, sendo que a instalação através do Conda (gerenciador de módulos para Python) é sugerida. Sendo assim, elaborei um passo a passo para a instalação dos programas necessário e sua configuração. Para isso, utilizei um ambiente Windows. No entanto, em outros sistemas operacionais, o processo deve ser muito parecido, mudando somente a solução.

Nesse processo, foram utilizados:
  • Chocolatey, como gerenciador de pacotes do Windows (para que a instalação seja o mais limpa possível). Uma opção para o macOS seria o Homebrew, enquanto para distribuições do Linux, o Gerenciador de Pacotes é uma funcionalidade nativa.
  • Ananconda, como gerenciador de módulos do Python
  • Python 3.7.6, como distribuição mais recente suportada pelo Gurobi
  • Gurobi 9.0.2, a versão mais recente do Gurobi
  • PyCharm, como editor de código. Como alternativa, o Atom, Visual Studio Code ou Spyder podem ser utilizados.
Por questões de organização, processo pode ser encontrado clicando AQUI.

Para mais informações, acessem os links e vejam a documentação das ferramentas.

Bons estudos!



Referências: Wikipédia
Instalação de Ambiente Gurobi, com Anaconda e Python Instalação de Ambiente Gurobi, com Anaconda e Python Reviewed by João Paulo Biazotto on 17:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreva aí sua opinião!