Advertisement

[Artigo] Usar o code.org vale a pena?

Se você viu meu último post sobre o ensino de programação para crianças e adolescentes, deve ter percebido o quanto esse assunto é importante. A ciência da computação poderia ser usada nas salas para estimular o pensamento lógico de crianças e adolescentes, mas infelizmente, não existem muitos professores da área dedicados ao ensino de crianças. Para apoiar o ensino desse conteúdo, ferramentas educacionais gratuitas podem ser usadas em todas as idades, como por exemplo, o code.org, que é uma ferramenta que apoia o ensino de programação.

Idealizado por uma organização sem fins lucrativos, o code.org é dedicado a expandir o acesso à ciência da computação em escolas e aumentar a participação das mulheres e das minorias não representadas. O objetivo do site é permitir que todo estudante em toda escola tenha a oportunidade de aprender ciência da computação, assim como aprende biologia, química ou álgebra. Eles oferecem o currículo mais utilizado para o ensino de ciência da computação nas escolas de ensino fundamental e médio e também organizam a campanha anual "Hora do Código", que envolveu 10% de todos os alunos do mundo. O Code.org é apoiado por doadores generosos, incluindo a Amazon, o Facebook, o Google, a Infosys Foundation, a Microsoft e muitos outros.


Os cursos disponíveis na plataforma são gratuitos e não é necessário ter qualquer tipo de vínculo com instituições de ensino. Após o cadastro na plataforma, você será levado para um dashboard mostrando quais cursos estão disponíveis para usar com seus alunos. Você também irá encontrar cursos para crianças de várias idades e cada um direcionado a uma faixa etária específica.  



Após os 18 anos, a ciência da computação se torna mais séria e o site também possui cursos voltados para esse público. Para o ensino médio, os conteúdos vão de programação em Java até programação para web e laboratório de construção de aplicativos. 

Mesmo que o aluno não queira seguir a carreira de cientista da computação ou programador, utilizar a plataforma pode trazer vários benefícios. Os cursos contam com unidades para ensinar o raciocínio lógico e que irão auxiliar em qualquer carreira. Por exemplo, a unidade de resolução de problemas apresenta uma introdução altamente interativa e colaborativa ao campo da ciência da computação. Ela usa uma série de quebra-cabeças, desafios e cenários do mundo real, os alunos são apresentados a um processo de resolução de problemas e aprendem como os computadores inserem, produzem, armazenam e processam informações. 

O site é muito bem feito e fornece materiais de excelente qualidade. Recentemente utilizei com um aluno de 12 anos em busca de experimentar a plataforma e o curso foi bastante produtivo, porém, uma desvantagem, é a repetição de tarefas, podendo tornar o conteúdo extenso e cansativo. Além disso, alguns cursos não estão traduzidos para o português, portanto, quem não tem domínio da língua pode não conseguir compreender o curso. Mas mesmo assim ainda vale a pena conhecer a plataforma,


Nenhum comentário

Conta pra mim sua opinião!

Fale comigo