Você está visualizando atualmente Como manipular dados no banco
Manipulando dados

Como manipular dados no banco

Nessa aula continuaremos a compreender comandos básicos de Banco de dados SQL, mais especificamente os comandos de manipulação de dados (Data Manipulation Language). Esse tipo de comando é extensamente utilizado na construção de aplicações para manipulação da base de dados. A seguir, você compreenderá melhor o que é DML e também como utilizá-la.

Se você caiu aqui de paraquedas, veja mais sobre banco de dados em nosso curso.

O que é  DML?

Essa sigla foi criada para agrupar um conjunto de comandos que tem a função de manipular os Banco de dados que usam SQL. Nesse contexto, um conjunto de operações foi definido como básico, como inserir, remover, atualizar e buscar. Esse conjunto ficou bastante conhecido nessa área e muitas vezes é abreviado pela sigla – CRUD (sigla para: create, read, update e delete). 

 
Essas operações são executadas por meio de código SQL e podem sofrer pequenas variações de acordo com a base de dados usada. A seguir veremos alguns exemplos genéricos de como utilizar cada comando. 

INSERT


 O insert tem a função de inserir uma nova linha na base de dados. Para isso, devemos especificar qual tabela e quais valores serão inseridos:
 

INSERT INTO cliente(idCliente, nome, email) 
VALUES (1, "Mario da Silva", "[email protected]")

 
 
Nesse exemplo, “cliente” é o nome da tabela e os valores entre parenteses (idcliente, nome, email) são as colunas que iremos inserir os dados. Por fim, os VALUES ficam entre parenteses e ficam entre aspas duplas se forem conjuntos de caracteres. 

READ


Para realizar uma busca (query) no banco de dados é necessário utilizar o comando “SELECT”. Esse comando exige que você especifique qual tabela você gostaria de buscar, bem como os campos que você gostaria de selecionar. Veja um exemplo:
 

SELECT * FROM cliente


 
O asterisco representa “todos os campos”, no entanto, é possível também especificar quais colunas desejamos selecionar. Por exemplo:
 

SELECT nome,email FROM cliente

 
Além disso, podemos especificar parâmetros para realização da busca, por exemplo:
 

SELECT * FROM cliente WHERE nome = "Mario da Silva"


 
Nesse exemplo, o banco de dados irá selecionar apenas as linhas que possuem na coluna “nome” o conjunto de caracteres “Mario da Silva”.

UPDATE


Esse comando atualiza os valores de uma linha baseado em parâmetros especificados pelo usuário. Para utilizar esse comando, você deve especificar qual a tabela e os campos que serão atualizados, e além disso, é preciso inserir uma condição que indica qual linha será atualizada. Veja o exemplo:
 

UPDATE cliente
SET name= 'Alfred Schmidt', email= '[email protected]'
WHERE idCliente= 1;


 
Nesse exemplo, “cliente” representa o nome da tabela. Já os valores após a cláusula SET, representam os campos que serão atualizados. Por fim, a cláusula WHERE restringe a atualização apenas para o cliente com ID igual a 1. 
 

DELETE


Esse comando é bastante simples e elimina uma linha de uma tabela do banco de dados. Veja um exemplo:
 

DELETE from cliente WHERE idCliente = 1


 
Nesse exemplo, “cliente” representa o nome da tabela e a cláusula WHERE restringe a deleção para a linha da tabela que possui o cliente com o ID igual a 1. É preciso bastante atenção ao executar comandos assim, visto que, a omissão da cláusula WHERE pode causar a remoção de todos os dados da tabela.

Quer ver um post muito bom sobre esse assunto? Acesse aqui 🙂

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

2 × 4 =