Damas em PHP

Damas em PHP

Nesse post você vai encontrar um projeto maravilhoso para os amantes de jogos e também de programação, o jogo de damas em PHP puro. Pode parecer uma implementação boba e até um jogo muito simplista, no entanto, esse jogo pode te ajudar a trabalhar a interface gráfica na programação web e também fazer validações e lógicas que podem se tornar bastante complexas.

História do jogo de damas

O jogo de damas possui várias versões diferentes e origens históricas em vários povos antigos, por exemplo, os egípcios, gregos e romanos. Um jogo muito parecido foi encontrado em Ur (uma cidade) que teve sua idade avaliada em 3000 a.C. Além disso, outros personagens históricos como Homero (da ilíada) e também Platão já mencionavam esse jogo.

Na Grécia as damas eram chamadas de “jogo das cinco linhas”, por que na época o jogo era composto apenas por um quadrado. Existem ainda relatos históricos que chamam de “jogo dos heróis”, por acreditar que ele teria sido jogado na época heroica.

Existem vários relatos históricos no mundo todo, se você quiser saber mais, acesse aqui um artigo mais completo.

O tabuleiro

O tabuleiro do jogo de damas é semelhante ao jogo de xadrez, é composto por 64 casas brancas e pretas (8 por 8) que podem ser numeradas com letras e números. A notação de letras e números pode ser substituída por posições de uma matriz 8×8.

Chessboard
Créditos: autoria própria

Regras

No jogo de damas existem algumas regras que são relativamente simples, como:

  • As peças brancas sempre começam o jogo;
  • Cada peça se move na diagonal apenas uma casa;
  • Quando vamos realizar a captura de uma peça do adversário, devemos “pular” essa casa e capturar a peça;
  • As peças comuns não podem retroceder no tabuleiro;
  • Algumas variações do jogo é permitido realizar capturas para trás;
  • A regra que dá nome ao jogo é quando uma peça atinge a última fileira do adversário, se tornando uma Dama. Quando isso acontece, essa peça ganha uma “promoção” e pode se mover quantas casas quiser a cada movimento;
  • O jogo acaba quando todas as peças do adversário são capturadas.

Repositório

Esse jogo de damas foi desenvolvido em PHP usando apenas recursos nativos e está completamente aberto para a comunidade fazer suas contribuições. O código está no Github e você pode contribuir dando um “Fork” em nosso repositório.

Live Demo

Você também pode ver como está a última versão do nosso jogo de damas em nosso ambiente de jogos:

http://jogos.computersciencemaster.com.br/damas/

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta