[PosComp] [2016] Questão 34




QUESTÃO 34 – O VFS (Virtual File System) é o mecanismo que permite que chamadas de sistemas genéricas possam ser executadas independentemente do sistema de arquivos usado ou do meio físico. Em relação aos objetos primários do VFS, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Superbloco é utilizado para armazenar informações sobre um sistema de arquivos específico.
( ) Inode representa um arquivo específico. Cada arquivo é representado por um inode no Sistema de Arquivos.
( ) Dentry representa uma entrada de diretório. O objeto Dentry não corresponde a qualquer estrutura de dados armazenada em disco.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) F – F – F.
B) F – F – V.
C) F – V – V.
D) V – V – V.
E) V – V – F.


Resposta:

O Virtual Filesystem (também conhecido como Virtual Filesystem Switch ou VFS) é uma camada de software do núcleo que trata de todas as chamadas de sistema relacionadas a um sistema de arquivos Unix. Sua principal vantagem é prover uma interface genérica para diversos tipos de sistemas de arquivos. Ou seja, VFS permite que chamadas de sistemas genéricas, tais como open( ) e read( ),possam ser executadas independentemente do sistema de arquivos usados ou do meio físico. Para o VFS e para o resto do Núcleo os Sistemas de Arquivos parecem iguais.
Por exemplo, vamos supor que um usuário entra com o seguinte comando no shell:
   $ cp /floppy/TEST /tmp/test
Nesse caso, /floppy é o mount point de um disquete MS-DOS e /tmp é um diretório Second Extended Filesystem (Ext2) comum. O VFS é uma camada de abstração entre a aplicação e as implementações do sistema de arquivos. Portanto, o programa cp não precisa saber os tipos de arquivo do /floppy/TEST e do /tmp/test. Ao invés disso, o cp interage com o VFS usando chamadas de sistema comuns conhecidas por qualquer um que já programou em Unix.

Por ser orientado a objetos e escrito em C, as estruturas de dados do VFS são simuladas nessa linguagem. O VFS foi construído para trabalhar com Sistemas de Arquivo que naturalmente implementam conceitos já na organização da informação no disco e define quatro objetos básicos. O Objeto INODE armazena informações gerais sobre um arquivo específico. Em sistemas de arquivo de disco, esse objeto geralmente corresponde a um bloco de controle de arquivo armazenado no disco. Cada objeto inode é associado a um número inode, que identifica de forma única o arquivo dentro do sistema de arquivos. O Objeto Superbloco armazena informações sobre um sistema de arquivos montado. Para um sistema de arquivos de disco, esse objeto geralmente corresponde ao bloco de controle do sistema de arquivos armazenado em disco. O Objeto Dentry, que armazena informações sobre a linkagem de um diretório (isso é, o nome do arquivo) com o arquivo correspondente. Cada sistema de arquivo armazena essa informação de uma forma única no disco. E por último, existe o Objeto File que armazena informações sobre a interação entre um arquivo aberto e um processo. Essa informação existe somente na memória do núcleo durante o período em que um processo tem um arquivo aberto.



Portanto a resposta correta é:

D) V – V – V.

[PosComp] [2016] Questão 34 [PosComp] [2016] Questão 34 Reviewed by Vinicius dos Santos on 07:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!