Exercícios de
Programação Web

Quando começamos a programar, em geral, resolvemos problemas mais simples e muitos nem usam interface gráfica. Quando evoluímos um pouco na programação começamos a compreender que a manipulação da interface é um passo importante, em especial ao programar para web temos a impressão que estamos dominando algo que usamos todos os dias e isso é muito legal.

Mas nem tudo são flores, para programar para web você precisa conhecer o mínimo de um conjunto básico de tecnologias, são elas: HTML, CSS, Javascript e uma linguagem de backend (ex: PHP, Java, Python, etc.). Portanto, para dominar tudo isso é preciso bastante treino um pouco de paciência.

Como exercitar a programação web?

Os exercícios para web exigem primeiramente que você possua um ambiente instalado e configurado (isso se torna parte do exercício). Então lembre-se, antes de iniciar qualquer exercício é necessário criar seu projeto, baixar as bibliotecas, configurar os editores (IDE), ajustar como será feito o debug, etc.

Se você deseja aprender como usar uma funcionalidade específica de uma linguagem, geralmente é interessante que você construa um ambiente controlado para isso e se concentre apenas no seu objetivo. Nesse caso nós ajudamos você entregando esse ambiente e explicando seu objetivo no exercício.

No entanto, você pode ter aprendido um conjunto específico de tecnologias e gostaria de explorar sua capacidade de resolver problemas do mundo real. Nesse caso nós também ajudamos você entregando um problema mais abrangente (ex. construir uma sistema para lanchonete). Além disso, também nos preocupamos em fornecer uma sugestão funcional para o problema e ajudar você a entender se está no caminho certo.

Qual linguagem devo usar?

Primeiramente, não existe uma linguagem certa ou errada. Existem apenas linguagens, você escolhe qual quer usar dependendo exclusivamente do seu objetivo com a programação.

Apesar disso, aqui você vai encontrar alguns exercícios que foram preparados para serem resolvidos usando uma linguagem específica. Assim, alguns recursos que mencionamos podem ser um pouco diferentes se você usar outra linguagem (ou até mesmo podem não existir).

Para facilitar sua vida, dividimos nossos exercícios de acordo com as principais linguagens usadas para web, assim, você pode selecionar o que você deseja praticar e iniciar!

Exercícios sobre Javascript

Exercícios sobre Java

Construa um sistema web completo