Como consumir API pública com PHP

Como consumir API pública com PHP

Nesse exercício você irá treinar como consumir uma API pública usando a Linguagem PHP. Concluindo esse exercício você será capaz de integrar outros serviços aos seus websites, por exemplo, um auto-complete de endereços baseado apenas no CEP. Mas não só isso, qualquer aplicação que dê acesso aos dados por meio de API você pode integrar com suas aplicações.

Se você caiu de paraquedas nesse exercício, não se esqueça de acessar nossa aula sobre consumo de API pública.

Nessa aplicação o objetivo é você construir o seu próprio sistema que consulta CEP através de dados como a cidade e o logradouro. Para isso iremos utilizar a API do site https://viacep.com.br/.

Olhando  a documentação da API, percebemos que ao realizar um Request com essa URL: viacep.com.br/ws/01001000/json/  o resultado obtido é:      

{
      "cep": "01001-000",
       "logradouro": "Praça da Sé",
       "complemento": "lado ímpar",
       "bairro": "Sé",
       "localidade": "São Paulo",
       "uf": "SP",
       "unidade": "",
       "ibge": "3550308",
       "gia": "1004"
}    

É possível ainda ver na documentação a seguinte URL: viacep.com.br/ws/RS/Porto Alegre/Domingos/json/   Utilizando essa URL obtemos um resultado interessante, teste-a em seu navegador ou software para teste de API’s (POSTMAN).  

Implementação do sistema

Considerando todas as informações fornecidas acima, nesse exercício você precisará consumir uma API pública usando uma página PHP que pergunte ao usuário qual é o nome da cidade e o nome da rua que ele deseja consultar. O resultado deverá ser uma lista contendo o CEP e a rua que você consultou. Veja um exemplo:  

resultado do consumo de api pública

Respostas

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta