Vetores

Vetores

Nesse post você vai encontrar vários exercícios sobre vetores para treinar sua lógica de programação. Os exercícios são considerados genéricos, ou seja, você poderá resolve-los em qualquer linguagem de programação que suporte a criação e manipulação de vetores. No entanto, fique atento e adapte o exercício para sua realidade.

Quer saber mais sobre vetores ? veja uma aula explicativa aqui.

 

Regras

  • Construa um programa para cada exercício a seguir;
  •  A interpretação do exercício e como resolve-lo faz parte do exercício;
  •  Você poderá utilizar IDE’s de programação como o NetBeans ou Eclipse, mas lembre-se o risco de se acomodar com as comodidades da IDE é seu;

DICA: Coloque um cabeçalho padrão (comentado) em cada arquivo com seu nome e o enunciado do exercício que está sendo resolvido;

 
Fácil1. Leia um vetor de 12 posições e em seguida ler também dois valores X e Y quaisquer correspondentes a duas posições no vetor. Ao final seu programa deverá escrever a soma dos valores encontrados nas respectivas posições X e Y.
Fácil2. Declare um vetor de 10 posições e o preencha com os 10 primeiros números impares e o escreva.
Fácil3. Leia um vetor de 16 posições e troque os 8 primeiros valores pelos 8 últimos e vice-e-versa. Escreva ao final o vetor obtido.
Fácil4. Leia um vetor de 20 posições e em seguida um valor X qualquer. Seu programa devera fazer uma busca do valor de X no vetor lido e informar a posição em que foi encontrado ou se não foi encontrado.
Fácil5. Leia um vetor de 40 posições. Contar e escrever quantos valores pares ele possui.
Fácil 6. Leia um vetor de 40 posições e atribua valor 0 para todos os elementos que possuírem valores negativos.
Intermediário 7. Leia dois vetores de 20 posições e calcule um terceiro vetor contendo, nas posições pares os valores do primeiro e nas posições impares os valores do segundo.
Intermediário 8. Leia um vetor de 40 posições e acumule os valores do primeiro elemento no segundo, deste no terceiro e assim por diante. Ao final, escreva o vetor obtido.
Fácil 9. Leia um vetor contendo letras de uma frase inclusive os espaços em branco. Retirar os espaços em branco do vetor e depois escreve-los.
Difícil 10. Leia um vetor de 5 posições contendo os caracteres de um numero. Em seguida escreva esse numero por extenso.
Intermediário 11. Leia dois vetores de 4 posições. Verifique e escreva se um é anagrama de outro.
Ex:      ARARA                      ARARA – são anagramas
Intermediário 12. Leia 3 vetores de 9 posições e crie outro com o 1º terço do primeiro, o segundo 3º. do segundo e o ultimo terço do 3º. Escrever o vetor resultante ao final.
Intermediário 13. Leia um vetor de 10 posições e verifique se existem valores iguais e os escreva.
Intermediário 14. Leia um vetor de 50 posições e o compacte, ou seja, elimine as posições com valor zero avançando uma posição, com os com os valores subseqüentes do vetor. Dessa forma todos “zeros” devem ficar para as posições finais do vetor.
Difícil 15. Considere um vetor de trajetórias de 9 elementos, onde cada elemento possui o valor do próximo elemento do vetor a ser lido.
                    Índice       1    2    3    4    5    6    7     8     9 
                     Valor       5    7    6    9     2   8    4     0     3
            Assim, a seqüência da leitura seria 1, 5, 2, 7, 4, 9, 3, 6, 8, 0
            Faça um algoritmo que seja capaz de ler esse vetor e seguir a trajetória.
Memória Ram Ilustração
Fácil 16. Observando a figura apresentada acima, desconsiderando a parte elétrica e de hardware. Faça um paralelo entre um vetor como apresentado na disciplina e uma memória RAM. 
Fácil 17. Escreva um algoritmo que solicite ao usuário a entrada de 5 números, e que exiba o somatório desses números na tela. Após exibir a soma, o programa deve mostrar também os números que o usuário digitou, um por linha.
 
Intermediário 18. Escreva um algoritmo que solicite ao usuário a entrada de 5 nomes, e que exiba a lista desses nomes na tela. Após exibir essa lista, o programa deve mostrar também os nomes na ordem inversa em que o usuário os digitou, um por linha.
 
Fácil 19. Crie um programa que solicite a entrada de 10 números pelo usuário, armazenando-os em um vetor, e então monte outro vetor com os valores do primeiro multiplicados por 5.
Exiba os valores dos dois vetores na tela, simultaneamente, em duas colunas (um em cada coluna), uma posição por linha. 
 
Fácil 20. Crie um programa que armazene 10 números digitados pelo usuário em dois vetores: um somente para números pares, e outro somente para números ímpares.
Após, exiba os valores dos dois vetores na tela, em sequência.
Obs.: As posições que não receberem valores exibirão o número zero. Não se preocupe com isso por enquanto.
 
Fácil 21. Modifique o programa anterior para não aceitar a entrada do número zero, e requisitar a digitação de outro número neste caso.
 
Fácil 22. Modifique novamente o programa anterior, de modo a não exibir na saída os números zero que são mostrados para todas as posições que não receberam nenhum valor durante a atribuição (e portanto estão vazias).
                                                

Respostas

vinnydsstos

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