Criando e expondo API com web services em PHP

Criando e expondo API com web services em PHP

Nesse exercício sobre API em PHP não vamos utilizar os tradicionais formatos XML e JSON.

Mas como isso é possível?

Ahh, meu amigo. Claro que é possível! Esses formatos consagrados são muito bons sim, mas nosso objetivo aqui é fazer você compreender que para resolver um exercício desse não é necessário se prender a esses padrões. Você poderá definir um formato que você quiser e ainda assim construir um mini-parser para fazer a leitura dos dados.

Quer aprender mais sobre desenvolvimento web? Veja agora nosso curso gratuito.

Relembrando…

Os padrões criados para transmitir dados entre aplicações (JSON e XML) são chamados de “neutros” devido a uma simples característica: compatibilidade. Um padrão assim precisa ser facilmente compreendido, interpretado e processado tanto por humanos quanto máquinas. O padrão JSON, por exemplo, mostra os objetos estruturados usando um padrão simples e que mostra claramente a relação “chave:valor” para cada atributo.

Antes de tudo isso existir as pessoas já faziam isso usando arquivos chamados CSV (comma separated values). Esses arquivos ficaram impopulares devido as suas limitações e dificuldades na sua manipulação. Eles foram substituídos por formatos mais eficientes, no entanto, isso não significa que eles ainda não são úteis.

Agora pense um pouco, se você estivesse programando e precisasse de uma linguagem neutra, o que você faria? Você tem duas opções, use uma pré-existente ou crie a sua própria, nesse exercício vamos criar nossa própria linguagem neutra.

Regras do exercício 

Para que nosso exercício sobre API usando PHP fique mais interessante, vamos construir um Web Service seja capaz de manipular as informações de um tipo específico de dados denominado “Cliente”.

O cliente deve possuir possui necessariamente:  

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • CPF
  • RG

A principal regra é: O Web Service deverá usar algum formato a sua escolha, exceto JSON e XML.

Você deve pensar em um formato onde você possa escrever e recuperar esses dados expostos.   O serviço deverá conter as seguintes funcionalidades:  

  • Listar todos os clientes cadastrados
  • Listar apenas 1 cliente de acordo com o CPF
  • Buscar um cliente por nome

Respostas

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta