Cursos de Desenvolvimento Web

Qual a melhor linguagem para web?

A programação para web teve seu início muitos anos atrás e várias tecnologias foram criadas para apoiar os desenvolvedores. Desde então milhares de linguagens, ferramentas e ambientes foram criados para esse fim.

A mais recente modinha foi o Javascript que passou a ser quase mainstream nesse contexto de desenvolvimento para web. No entanto, várias outras linguagens dão suporte para o desenvolvimento web, por exemplo, o Java, PHP, Python, Ruby, C#, etc.

Mas como posso decidir qual devo usar?

Minha dica para você que precisa escolher uma linguagem para programar para web é consultar a opinião de especialistas para entender melhor qual a vantagem e desvantagem de cada linguagem. Por exemplo, o PHP é uma linguagem altamente difundida no desenvolvimento web e é muito fácil encontrar servidores de host baratos, enquanto que o Java exige uma infraestrutura mais robusta (também mais cara) para rodar o aplicativos.

Programação Web com Java

Por que escolher o Java?

Com uma longa história dentro da comunidade o Java possui ainda grande demanda dentro do mercado, visto que depois de muitos anos inúmeras aplicações foram construídas e precisam de manutenção. O desenvolvedor que usa Java pra web encontra vários postos de trabalho de todos os níveis (iniciante/expert).

O Java é de uso totalmente gratuito qualquer pessoa pode aprender a codificar nessa linguagem. Além disso, a comunidade do Java é extremamente ativa dentro da internet e existe uma tonelada de conteúdo sobre isso na rede.

O Java possui ainda conectividade e suporte para integração com várias tecnologias, além disso, você pode construir aplicações web completas desde o back-end até o front-end.

Conteúdo do curso

Nesse curso você vai passar por vários artigos que vão descrever como utilizar o Java para construir aplicações web, incluindo:
• Introdução a programação web com Java
• Entendendo a tríade: HTML, CSS e Javascript
• Como usar o bootstrap
• Servlets
• Persistência no banco (incluindo ORM's)
• XHTML e JSF
• Primefaces

Instalação

Para instalar e configurar um ambiente para programar em Java será necessário (no mínimo) um editor de texto, servidor web e o Java (JDK). No entanto, para ter suporte ao desenvolvimento web você precisará de bibliotecas específicas como o Servlet, sendo assim, eu recomendo fortemente que você instale uma IDE de desenvolvimento.

Depois de instalar sua IDE, você poderá escolher um servidor web e minha recomendação é que você use o Tomcat. Lembre-se que existem várias versões, sendo assim, verifique qual delas é compatível com sua IDE para uma integração mais eficiente.

Conteúdo

Programação Web com PHP

O PHP é uma das linguagens mais usadas para web e boa parte dos websites que você conhece foi construído usando essa linguagem (inclusive esse que você está visitando agora). O PHP é uma linguagem bastante fácil de aprender e muito poderosa.

A comunidade em torno dessa linguagem é gigantesca, sendo assim, é muito fácil encontrar suporte nas comunidades online (fóruns como o stackoverflow, entre outros).

Por fim, uma das vantagens mais importantes é a acessibilidade dessa linguagem, ou seja, produzir aplicativos em PHP é completamente gratuito. Além disso, existem inúmeros servidores compartilhados que permitem subir suas aplicações por um preço muito acessível (ou até mesmo gratuito).

Por que escolher o PHP?

Conteúdo do curso

Nesse curso você vai desde os primeiros passos com o PHP até alguns passos mais avançados da linguagem, por exemplo:
• Como funcionam as requisições GET e POST em PHP
• Entenda a tríade HTML, CSS e Javascript
• Como integrar o bootstrap
• Como usar o PDO
• Como criar classes DAO
• Como usar JSON e XML
• Como criar API's públicas (REST e SOAP)
• Como usar o AJAX

Para começar a programar em PHP você vai precisar de um editor de texto e um servidor Apache. Como editor de texto eu recomendo que você use o Sublime text:

O servidor Apache pode ser instalado separadamente, no entanto, eu recomendo fortemente que você utilize um ambiente chamado XAMPP. Nesse ambiente você consegue instalar de uma só vez várias ferramentas que provavelmente você vai usar no futuro.

Instalação