Usando JSON em PHP

Usando JSON em PHP

Nesse exercício você precisará criar e manipular arquivos no formato JSON usando apenas a linguagem PHP como recurso. Lembre-se, para resolve-lo é necessário que você entenda primeiramente como o formato JSON funciona (sintaxe) e claro, ter um ambiente PHP configurado e funcional.

O que é JSON?

Antes de começar a resolver o exercício sobre JSON em PHP precisamos voltar um pouco atrás e lembrar o que é o JSON. Esse nome é um termo em inglês para Javascript Object Notation (JSON) e é considerado o formato padrão para representar objetos em Javascript. Parece algo complicado, porém, essa notação não passa de um formato muito simples de representar dados. Por exemplo, se você gostaria de representar um objeto do tipo Pessoa (contendo nome, sobrenome, RG e telefone) você poderia representar esse objeto simplesmente dessa forma:

"Pessoa":{
    "nome": "vinicius",
    "sobrenome": "Santos",
    "RG": "3285835",
    "Telefone": "(16) 99192-9412"
}

Simples né?

Apesar desse tipo de objeto ser bastante simples de compreender, ainda precisamos considerar que estamos trabalhando com PHP. Isso significa que esse tipo de objeto não é “nativo” da linguagem, sendo assim, é preciso que ao manipular esse tipo de notação você utilize funções como o json_encode() ou json_decode().

Se você ainda está perdido sobre esse assunto, considere ler um pouco mais ou ver alguns vídeos no Youtube sobre isso. Além disso, você pode acessar nosso curso gratuito de programação web com PHP.

Requisitos do exercício

Faça um sistema que peça os dados dos seus colegas de classe, esses colegas possuem:

  • nome completo,
  • data de nascimento,
  • telefone,
  • e-mail.

O sistema deverá ser construído usando a linguagem PHP (ou qualquer outra que suporte o forma)Esse sistema será um sistema feito em PHP, que ao receber esses dados, instancia uma classe com esses dados e a codifica em JSON.   Seja criativo em sua codificação, você pode adicionar validações e erros caso o usuário digite informações inválidas.

Repostas

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta