Construção Automática de Resumos Gráficos Utilizando Processamento de Linguagem Natural


Trabalho de mestrado apresentado na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio no dia 02/04/2018. 

Contexto: Estudos secundários, tais como Revisões Sistemáticas da Literatura (RSL) e Mapeamentos Sistemáticos (MS), têm sido cada vez mais utilizados na Engenharia de Software (ES) uma vez que permitem a identificação de evidências disponíveis relacionadas com um tópico de pesquisa. Uma das principais atividades do processo de condução de um estudo secundário é a seleção dos estudos primários, que envolve, em um primeiro momento, a leitura dos resumos dos estudos candidatos. No entanto, com o crescente número de publicações científicas, agregado à baixa qualidade dos seus resumos, torna essa atividade cada vez mais difícil para os pesquisadores. Algumas soluções têm sido propostas para atenuar o problema, entre elas, a utilização dos resumos gráficos baseados em Mapas Conceituais (MC). No entanto, estes resumos são criados de forma manual. Objetivo: este trabalho possui dois objetivos: (i) entender o uso dos MCs na Ciência da Computação, bem como identificar as principais técnicas para geração de MCs a partir do Processamento de Linguagem Natural (PLN); e (ii) propor uma abordagem para a construção automática de resumos gráficos baseados em MCs por meio de técnicas de PLN. Método: inicialmente foram conduzidos dois mapeamentos sistemáticos da literatura para entender o uso dos MCs na ciência da computação e identificar as principais práticas para construção de MCs a partir de PLN. Em seguida, foi definida uma abordagem para construção de resumos gráficos baseados em MCs. Por fim, foram conduzidas avaliações com o objetivo de verificar a qualidade dos MCs gerados. Resultado: O experimento piloto realizado apresentou que os MCs construídos pela iniciativa demonstraram um bom desempenho em termos de extração de conceitos e abrangência ao representar o conteúdo do resumo. Conclusão: Os resultados preliminares apresentados demonstram que a iniciativa proposta pode gerar proposições válidas e representar resumos gráficos por meio de MCs, tornando-se um importante instrumento para sumarizar uma estrutura complexa de informações textuais, contribuindo para a identificação das informações mais importantes de um artigo.

Palavras-Chave: Mapas Conceituais, Processamento de Linguagem Natural, Revisões Sistemáticas, Mapeamentos Sistemáticos.


Construção Automática de Resumos Gráficos Utilizando Processamento de Linguagem Natural Construção Automática de Resumos Gráficos Utilizando Processamento de Linguagem Natural Reviewed by Vinicius dos Santos on 16:37:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!