Ela - o amor programado


Detalhes


O filme Ela (her) teve seu lançamento em 10 de janeiro de 2014 nos estados unidos. Ele custou aproximadamente 23 milhões e rendeu 47 milhões aos bolsos dos produtores. 

Sinopse


Theodore é um homem solitário nos estágios finais de seu divórcio. Quando ele não está trabalhando como redator de cartas, seu tempo livre é gasto jogando video games e ocasionalmente saindo com amigos. Ele decide comprar o novo OS1, que é anunciado como o primeiro sistema operacional artificialmente inteligente do mundo: "Não é apenas um sistema operacional, é uma consciência", afirma o anúncio. Theodore rapidamente se vê atraído por Samantha, a voz por trás de seu OS1. À medida que começam a passar o tempo juntos, eles se aproximam cada vez mais e acabam por se apaixonar. Apaixonado por seu sistema operacional, Theodore se vê lidando com sentimentos de grande alegria e dúvida. Como um sistema operacional, Samantha tem inteligência poderosa que ela usa para ajudar Theodore de maneiras que outras pessoas não tinham, mas como ela o ajuda a lidar com seu conflito interno de estar apaixonado por um sistema operacional?

Trailer


Crítica do CSM

Pessoalmente eu achei o filme genial, pois mostra o sistema operacional com características humanas e mostra a distância que a inteligência artificial terá que percorrer para alcançar esse nível. 

O processamento de linguagem do filme mostra estar em um nível perfeito, onde cada sentimento e ação do sistema operacional é feita por voz. Porém, o sistema "evolutivo" aprende com o personagem e consegue interpretar sentimentos, vontades, tristezas. 

Grande parte do filme a personagem Samantha mostra sentimentos como ciúmes, felicidade, tristeza, proatividade, dedicação, etc. A dúvida que fica é: será que um dia a inteligência artificial chegará a esse nível?

Pensando na parte mais filosófica, será que o homem poderá criar um sistema onde artificialmente ele terá "sentimentos"? Difícil questão. Outro aspecto que deve ser considerado é o aspecto social, onde no filme diversas pessoas estão se comunicando com seus assistentes artificiais e esquecem do mundo real.

O filme é capaz de te deixar pensando por horas em questões filosóficas e ao mesmo tempo muito triste pelos personagens e seu drama. Vale muito a pena ver.
Ela - o amor programado Ela - o amor programado Reviewed by Vinicius dos Santos on 04:02:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!