Wolfram Alpha - respondendo questões usando inteligência artificial




Mais uma ferramenta no âmbito da ciência da computação que interpreta questões digitadas pelo o usuário e busca responde-las com dados da web. O wolframAlpha veio como uma proposta de responder perguntas da forma mais intuitiva e assertivamente.

1- Overview


O Wolfram | Alpha (também denominado WolframAlpha ou Wolfram Alpha) é um mecanismo de inteligência artificial ou um mecanismo de resposta desenvolvido pela Wolfram Alpha LLC, uma subsidiária da Wolfram Research. Trata-se de um serviço on-line que responde diretamente a consultas calculando a resposta de "dados selecionados" de origem externa, em vez de fornecer uma lista de documentos ou páginas da Web que possam conter a resposta como um mecanismo de pesquisa.

O Wolfram | Alpha, lançado em 18 de maio de 2009, é baseado no Wolfram Mathematica, um dos principais produtos da Wolfram, uma plataforma computacional que engloba recursos de álgebra computacional, computação simbólica e numérica, visualização e estatística. Dados adicionais são coletados de sites acadêmicos e comerciais, como o The World Factbook da CIA, o Serviço Geológico dos Estados Unidos, publicações da Biblioteca Cornell University chamada, o Dicionário Biográfico Chambers, Dow Jones, o Catálogo da Vida, CrunchBase. Best Buy, a FAA e, opcionalmente, a conta do Facebook de um usuário.

2- Funcionamento


Os usuários enviam consultas e solicitações de computação por meio de um campo de texto. O Wolfram | Alpha então calcula respostas e visualizações relevantes a partir de uma base de conhecimento de dados estruturados e curados que vêm de outros sites e livros. O site usa um portfólio de métodos automatizados e manuais, incluindo estatísticas, visualização, verificação cruzada de fontes e revisão de especialistas. Os dados selecionados tornam o Alpha diferente dos mecanismos de pesquisa semântica, que indexam um grande número de respostas e, em seguida, tente corresponder a pergunta a um.

O Wolfram | Alpha só pode fornecer resultados de consulta robustos com base em fatos computacionais, não consulta sobre ciências sociais, estudos culturais ou até mesmo muitas perguntas sobre a história em que as respostas exigem mais sutileza e complexidade. Ele é capaz de responder a perguntas baseadas em fatos de linguagem natural com frases específicas, como "Onde nasceu Mary Robinson?" ou questões mais complexas como "Quantos anos tinha a rainha Elizabeth II em 1974?" Ele exibe sua "Interpretação de entrada" de tal pergunta, usando frases padronizadas como "idade | da Rainha Elizabeth II (royalty) | em 1974", cuja resposta é "Idade no início de 1974: 47 anos", e uma link da biografia. O Wolfram | Alpha não responde a perguntas que exigem uma resposta narrativa como "Qual é a diferença entre os calendários juliano e gregoriano?" mas responderá questões factuais ou computacionais, como "1 de junho no calendário juliano".

O simbolismo matemático pode ser analisado pelo mecanismo, que normalmente responde com mais do que os resultados numéricos. Por exemplo, "lim (x-> 0) (sen x) / x" produz o valor limite correto de 1, assim como um gráfico, até 235 termos (a partir de 2013) da série de Taylor, e (para registros usuários) uma possível derivação usando a regra de L'Hôpital. Também é capaz de realizar cálculos em dados usando mais de uma fonte. Por exemplo, "Qual é o quinquagésimo segundo menor país em PIB per capita?" rende a Nicarágua, US $ 1160 por ano.


Você pode testar o Wolfram Alpha agora!

Wolfram Alpha - respondendo questões usando inteligência artificial Wolfram Alpha - respondendo questões usando inteligência artificial Reviewed by Vinicius dos Santos on 08:47:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreva aí sua opinião!