Como criar um mapa de calor usando o Python

Você já pensou em criar um mapa onde você consegue expressar geograficamente qual o local de um acontecimento? Isso é possível através dos heatmaps. 

O que é?

O heatmap, ou mapa de calor, na tradução do inglês, é uma representação gráfica que mostra em quais pontos possuem maior atividade. Isso pode auxiliar pessoas que querem saber em um site, ou blog, houve maior atividade por parte do usuário. Essa presença é resultado de maiores interações com o mouse, considerando também cliques e rolagem da página.

A tecnologia de calor pode ser vista em diversas ocasiões, até mesmo no esporte, mostrando como um atleta se desloca em um campo de futebol, por exemplo. Na prática, considerando um site, o conceito é basicamente o mesmo: o heatmap mostra por quais partes das páginas o visitante costuma dedicar mais atenção e tempo.

Nesse caso, o mapa de calor relacionado aos sites vai mostrar que usuários, por exemplo, clicaram em determinadas seções, links e banners. Essa tecnologia também mostrará, em um texto, em quais partes dele o visitante passou mais tempo, o que é interessante avaliar, por exemplo, se há algum vídeo no conteúdo.

Como construí-lo usando o python?

A construção do mapa de calor considerando lugares no mundo é bastante simples, o que precisamos é simplesmente um arquivo contendo coordenadas geograficas.





Primeiro nós importamos o folium:

import os
import folium

print(folium.__version__)


Logo após importamos o dataset usando o Pandas.

import pandas as pd

df = pd.read_csv("sul.csv", delimiter=";")


Por fim, geramos o mapa de calor:

from folium.plugins import HeatMap

m = folium.Map([48., 5.], tiles='stamentoner', zoom_start=6)

HeatMap(df).add_to(m)

m.save(os.path.join('results', 'Heatmap.html'))

m


Isso gerará um mapa de calor semelhante ao mostrado na imagem:




O projeto está disponível no GitHub Pra você!
Como criar um mapa de calor usando o Python Como criar um mapa de calor usando o Python Reviewed by Vinicius dos Santos on 06:21:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreva aí sua opinião!