[Projetos] Lógica de programação para jovens e crianças - #2 Aplicando em um cenário real




Os jovens atualmente consomem tecnologia a todo momento. Entretanto, não é novidade que são poucos que se interessam por construir tecnologias. O desafio proposto por este artigo não é convencer jovens e crianças a seguir a área de tecnologia por motivos financeiros, mas sim por paixão.

É difícil falar de paixão com um mundo tão competitivo onde não há tempo para escolher com calma uma profissão. A profissão dos sonhos que você escolheu, pode ser um pesadelo para outra pessoa, por isso, este artigo quer abordar o curso de lógica de programação como uma forma de "teste vocacional". 

Vocação é como um chamado que deve ser ouvido por todos nós. A vida nos chama para ser alguma coisa, mas muitas vezes existe tantos problemas a nossa volta que não conseguimos ouvir o "chamado". Para ouvir voz que nos chama seja colocada em um amplificador precisamos de mais iniciativas chamadas de vocacionais. 

É claro que preencher formulários podem ajudar a descobrir qual é a sua área de paixão. Porém, realizar atividades práticas podem despertar uma paixão que perdurará por toda a vida. 



O projeto

No primeiro artigo desta série foi discutida uma ideia para estimular jovens e adultos para o mundo da robótica e programação. A aplicação desta ideia necessita de um pouco de organização e alguns recursos que podem ser encontrados em muitos municípios. 




Encontrar e divulgar a ideia para o público alvo

O público alvo deste projeto não possui muitas restrições de idade, classe social, habilidades prévias. Entretanto, é necessário que os alunos entendam o que será apresentado nas atividades já na divulgação do projeto. A ideia de trabalhar com robótica ainda está muito distante da realidade de muitos. Saber que isso será possível em poucas horas de atividade é um estímulo bastante eficaz. 

Para crianças menores, na faixa de (6 a 11 anos) a aplicação dos robôs lego pode se tornar um pouco complicado. Visto que elas ainda não compreendem completamente conceitos fundamentais para operação do mesmo, por exemplo: distâncias, ângulos, etc.

Para divulgar com eficiência é interessante que seja aplicada uma dinâmica rápida com os alunos. Esta "brincadeira" mostra que o projeto é divertido e seu método é por meio de atividades lúdicas.


Materiais e organização dos alunos

O principal desta fase de organização do projeto é conhecer bem as atividades que serão aplicadas. O público alvo deve ser dividido por faixa etária, visando separar as crianças mais novas dos adolescentes. 

É necessário um ambiente agradável para realização das atividades. Dependendo das atividades que serão aplicadas, os organizadores podem escolher uma sala de aula, uma quadra de esportes ou até mesmo ao ar livre. 



As crianças com menor idade se interessam bastante por robótica, no entanto elas precisam entender conceitos de como a informática é feita. Atividades feitas em grupo podem auxiliar a compreender o pensamento lógico e também interagir com as dificuldades dos colegas.





Despertando uma vocação

Entender que atividades assim não formarão programadores em algumas horas é importante. Estas atividades visam plantar uma semente e se o aluno der voz a esta vocação, no futuro é muito provável que ele se lembre do prazer que sentiu ao "Brincar" com programação.  

As imagens que você viu neste artigo é do projeto sendo aplicado em uma cidade pequena do interior do paraná. 






O projeto foi realizado inteiramente por voluntários da UTFPR, do grupo ELLP em parceria com a Prefeitura do Município de Sertaneja. 



Como recompensa ouvimos frases dos nossos alunos que dão a sensação de "missão cumprida".

"Vou cursar Análise de sistemas no próximo ano"

"Interessante essa área"

ou um simples:
"As brincadeiras foram legais professor"

Esse é o maior alimento para todos que trabalharam no projeto.
[Projetos] Lógica de programação para jovens e crianças - #2 Aplicando em um cenário real [Projetos] Lógica de programação para jovens e crianças - #2 Aplicando em um cenário real Reviewed by Vinicius Santos on 16:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!