[Exercício] Utilizando Classes em PHP
1-
Introdução
Nesse
exercício você irá começar a trabalhar com o conceito de orientação a objetos
dentro do PHP. Para isso você irá instanciar algumas classes que representam “entidades”
do mundo real. As entidades podem ser qualquer coisa que exista no mundo real e
um ser humano consiga descrever. Por exemplo: rádio, carteira, televisão,
guardanapo.
Após essa
breve introdução da orientação a objetos, vamos construir na prática dois
objetos que iremos descrever minimamente nesse exercício. O primeiro deles é um
“pedido”, esse pedido está diretamente relacionado a uma relação de compra e
venda. Veja o exemplo abaixo que gerará um pedido:
João entra em uma casa de materiais de
construção e pede ao vendedor:
- Por favor, gostaria de comprar uma torneira,
fita isolante, um alicate e um martelo por favor.
No exemplo o pedido feito por João será atendido
gerando uma venda. Podemos perceber ainda que nesse exemplo existe uma outra
entidade. Essa entidade são os “itens” que serão comprados pelo cliente. É fácil ainda
notar que essa lógica pode ser aplicado para qualquer estabelecimento comercial
que vende produtos. Por exemplo: um mercado, lanchonete, sorveteria, etc.
2-
Diagramação
Nesse
exercício você irá construir dentro do PHP uma estrutura capaz de tratar essa
relação de compra e venda de um produto qualquer. Essa relação de compra e
venda está descrita no diagrama abaixo:
Nesse diagrama
podemos ver duas entidades (classes): Item e pedido. Ambas as classes possuem
atributos, porém, cada um dos atributos são específicos para descrever uma
característica da própria entidade. O
diagrama apresenta ainda uma relação entre as classes que se caracteriza com
uma multiplicidade (1 para vários – Um pedido
pode conter muitos itens).
3-
Implementação
Para esse
exercício você deverá:
- Criar as classes do diagrama em um arquivo PHP;
- Criar um formulário que receba os dados de um Item via POST e o exiba em uma lista.
Regra 01: você
pode exibir essa lista usando um simples elemento <ul></ul> ou
então usar uma tabela mais complexa (<table></table>).
Regra 02:
você deve usar objetos das classes e armazena-los em um array;
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