Aprenda C++ em 20 minutos

Aprenda C++ em 20 minutos

Nesse post você vai entender como pode aprender C++ rapidamente, porém, vale a pena fazer o disclaimer: você não vai dominar o C++ apenas vendo esse post. Aqui você vai encontrar exemplos simples práticos e rápidos de como esse linguagem funciona e qual a sintaxe básica para cada uma das funcionalidades da linguagem.

Entenda um pouco da história do C++

O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup dos Bell Labs, durante os anos 80 com o objetivo implementar uma versão distribuída do núcleo Unix. Isso aconteceu, porquê o Unix era escrito em C e deveria se manter a compatibilidade mesmo que fossem adicionados novos recursos.

Em 1983 o nome da linguagem teve de ser alterado de “C with Classes” para C++. Então, antes implementada usando um pré-processador, a linguagem passou a exigir um compilador próprio. Além disso, diversas características foram adicionadas, como funções virtuais, sobrecarga de operadores e funções, referências, constantes, gerenciamento manual de memória, melhorias na verificação de tipo de dado e estilo de comentário de código de uma linha (//).

Naquela época nem tudo era como hoje, era preciso publicar livros sobre as linguagens, então em 1985 foi lançada a primeira edição do livro “The C++ Programming Language”, contendo referências para a utilização da linguagem, já que ainda não era uma norma oficial. Desde então a linguagem tornou-se popular e pode-se dizer que C++ foi a única linguagem entre tantas outras que obteve sucesso como uma sucessora à linguagem C, inclusive servindo de inspiração para outras linguagens como Java, a IDL de CORBA e C#.

Esse trecho foi retirado e adaptado desse artigo.

As pessoas ainda usam C++?

Claro que usam!

Meu amigo, C++ está no seu cotidiano e você nem sabia disso. Veja uma listinha simples de aplicações que são escritas em C++:

  • Adobe photoshop
  • Adobe illustrator
  • Spotify (back-end)
  • Windows
  • MySQL
  • Mozilla firefox

É claro que quando falamos no Windows estamos falando em um software gigantesco e com muitas ramificações. Existem partes do Windows que foram feitas em C++ e outras partes usando outras linguagens. Assim como vários outros softwares comerciais atuais.

Como faço para aprender C++ em 20 minutos?

Como eu já disse anteriormente, vai demorar muito mais do que 20 minutos para você dominar a linguagem, no entanto, segue o nosso perfil no Github com exemplos fáceis e práticos de como funcionam as principais ferramentas dessa linguagem.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta