Aprenda Ruby em 20 minutos

Aprenda Ruby em 20 minutos

Nesse post você vai entender como pode aprender Ruby rapidamente, porém, vale a pena fazer o disclaimer: você não vai dominar o Ruby apenas vendo esse post. Aqui você vai encontrar exemplos simples práticos e rápidos de como esse linguagem funciona e qual a sintaxe básica para cada uma das funcionalidades da linguagem.

Entenda um pouco da história do Ruby

A linguagem Ruby foi criada 1993 pelo cientista da computação Yukihiro Matsumoto. Naquela época ele pretendia criar uma nova linguagem que balanceava programação funcional com a programação imperativa. Isso é meio confuso no começo, mas lembre-se, a linguagem ruby não é exatamente igual ao Python ou Java. Matsumoto disse que queria uma linguagem de script que fosse mais poderosa do que Perl, e mais orientada a objetos do que Python. Por isso matsumoto decidiu desenvolver sua própria linguagem (simples né).

Atualmente a linguagem Ruby está entre as 10 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.  Uma das curiosidades é que a implementação 1.8.7 padrão é escrita em C, como uma linguagem de programação de único passe. Atualmente, existem várias implementações alternativas da linguagem, incluindo YARV, JRuby, Rubinius, IronRuby, MacRuby e HotRuby, cada qual com uma abordagem diferente.

Esse texto foi adaptado daqui

O que as pessoas fazem com ruby atualmente?

Uma vertente muito famosa do ruby é o “Ruby On Rails” que permite utilizá-lo para desenvolver softwares para web. Algumas páginas famosas que usam ROR são:

  • Air BNB
  • GitHub
  • ASKfm
  • Dribble

Como faço para aprender Ruby em 20 minutos?

Como eu já disse anteriormente, vai demorar muito mais do que 20 minutos para você dominar a linguagem, no entanto, segue o nosso perfil no Github com exemplos fáceis e práticos de como funcionam as principais ferramentas dessa linguagem.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta