Cursos de Programação

O que é Lógica de Programação?

A disciplina de lógica de programação (também nomeada as vezes como algoritmos) é uma das primeiras disciplinas da universidade que você terá a oportunidade de começar a criar seus primeiros softwares. Nessa disciplina o objetivo geral é fazer você aprender a falar em outra língua!

Outra língua? como assim?

Pois é, as linguagens de programação são consideradas linguagens estruturadas e possuem um conjunto de "verbetes" bem definidos (if, for, while, etc.). Esses verbetes permitem que você dê comandos ao seu computador, assim, ele pode "ler" esses comandos e executar as ações que você programou.

O maior desafio por aqui é mudar nossa mente para esse novo paradigma, visto que essas novas línguas se assemelham a nossa linguagem natural, mas não são iguais. Elas seguem regras bastante rígidas e qualquer deslize faz com que o seu código não compile (não funcione).

Curso de lógica de programação usando Python

O Python foi criado na década de 80 por Guido Van Rossum na Holanda, porém, apenas nos anos 2000 a versão 2.0 foi lançada com muitos recursos importantes. Em 2008, houve uma importante migração para versão 2.0 para 3.0, nessa migração a sintaxe do Python foi alterada, porém, até hoje o a versão legada do Python ainda está presente e possui algum suporte da comunidade.

A lógica de programação usando o Python vem sendo amplamente adotada pelas universidades e outros centros de ensino devido a sintaxe bastante simples da linguagem e também as diversas ferramentas disponíveis.

Conteúdo do curso

Esse curso vai te ensinar o básico para você começar a criar suas próprias ferramentas, automatizar tarefas, manipular dados e usar o Python no seu cotidiano.

Nesse curso você encontra:
• Como instalar e configurar o ambiente para começar a programar.
• Como declarar variáveis e fazer a entrada e saída de dados
• Como usar conjuntos de dados (listas, tuplas, dicionários)
• Como usar laços de repetição e condicionais
• Como usar funções
• O que são classes e objetos e como usar

Instalação do ambiente

Antes de começar você deve instalar corretamente e configurar seu computador para programar, portanto, você precisará instalar o Python e ter um editor de texto.

Se você quer uma versão mais "compacta", ou seja, que não ocupa muito espaço no seu computador, eu recomendo baixar o Python no site oficial e usar um editor como o Sublime:

Agora se você quiser usar uma ferramenta mais completa, você pode optar por usar o Anaconda. Esse ambiente é muito usado por cientistas de dados e também heavy users do Python visto que inclui muitas ferramentas e pacotes famosos para processamento de dados e data science.

Conteúdo

Curso de Programação Orientada a Objetos em Java

O paradigma de programação denominado "orientação à objetos" nasceu de uma necessidade muito comum: organização. A medida que os programadores começaram a desenvolver códigos mais complexos, percebeu-se que ficava cada vez mais difícil organizar o código de maneira eficiente. Além disso, a forma com que os códigos fluem (são executados) em outros paradigmas muitas vezes não são muito naturais.

Nesse contexto, a orientação à objetos busca utilizar um conceito muito próximo ao ser humano (objetos) para representar o mundo programado. Então, ao invés de tratarmos funções apenas ou trechos de código sem sentido, usamos abstrações como relógio, casa, pessoa, etc. Isso torna o fluxo no código mais natural. Além disso, facilita muito a depuração e construção de módulos e ferramentas.

Conteúdo do curso

Nesse curso você vai aprender um pouco da linguagem Java e também conceitos importantes que são os pilares da orientação à objetos.

Nesse curso você encontra:
• Como instalar e configurar o ambiente para começar a programar.
• Como declarar variáveis e fazer a entrada e saída de dados
• Como usar conjuntos de dados (vetores, matrizes)
• Como usar laços de repetição e condicionais
• Como usar classes wrapper
• O que é abstração, polimorfismo, herança e encapsulamento
• Alguns erros mais comuns

Instalação do ambiente

Antes de iniciar você precisa instalar e configurar seu ambiente. Para isso o mínimo que você precisará é o JDK do Java e também um editor de texto.

Apesar desse kit básico ser o suficiente, eu recomendo fortemente que você instale uma IDE de desenvolvimento para Java (eclipse, netbeans). Veja dois tutoriais úteis aqui:

Conteúdo